'Justiça, os povos étnicos e o papel das mulheres’ foram temas de mais um webinário internacional

Notícia
.

O professor e procurador para assuntos étnicos da Colômbia, Richard Moreno Rodríguez, ministrou palestra ‘A Justiça, os povos étnicos e o papel das mulheres’ nesta quinta-feira (27), durante a realização de mais um webinário internacional. A temática foi transmitida no canal da Escola Superior da Magistratura (Esma) no Youtube e na plataforma do Zoom, com tradução simultânea.

O webinário promovido pela Esma e a Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB) foi destinado aos magistrados(as) e servidores(as) do Poder Judiciário estadual e ao público externo. O coordenador Acadêmico de Ensino a Distância da Esma, juiz Nilson Dias de Assis Neto, que representou, na ocasião, o desembargador Ricardo Vital de Almeida, diretor da Esma, fez a abertura do evento.

O magistrado falou, na abertura, da felicidade e da importância de promover a temática durante esta semana, onde se comemora o Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, celebrado no dia de 25 de julho, além de outras campanhas no combate à violência contras às mulheres.

“Certamente essa temática vai contribuir para que a mulher paraibana e a mulher brasileira, tenha sempre uma melhor prestação jurisdicional, e encontre, nos magistrados e servidores do Poder Judiciário, um apoio contra toda e qualquer forma de violência contra a mulher”, disse o juiz Nilson Neto.

Integrante do Grupo de Trabalho de Igualdade Racial do Tribunal de Justiça da Paraíba, o juiz Ely Jorge Trindade, representou, na oportunidade, a vice-presidente da Corte, desembargadora Maria das Graças Morais Guedes, que também é coordenadora do Grupo de Trabalho pela Igualdade Racial. O magistrado ressaltou que a equipe, por meio da desembargadora Graça Morais, tem um serviço prestado em favor das políticas públicas, que procuram trazer uma maior efetividade na atuação do Poder Judiciário no enfretamento contra o racismo estrutural e institucional.

Também presente on-line ao evento, a juíza Israela Pontes, que é integrante do Departamento de Promoção da Cidadania, Direito Humanos e Meio Ambiente da AMPB, agradeceu o convite de participar de um tema tão importante e que precisa ser sempre debatida.

O palestrante, Richard Rodríguez, iniciou sua explanação agradecendo o convite das Esma e da AMPB. O procurador falou da necessidade de acesso igualitário à Justiça; que é fundamental a capacitação dos servidores do Poder Judiciário; das medidas tomadas na Colômbia para enfrentar o racismo estrutural; e de como a representação da mulher negra na Justiça é um desafio para a Colômbia.

“É necessário garantir às mulheres negras e indígenas que tenham um acesso igualitário à Justiça e a proteção aos direitos humanos, com mecanismos efetivos para denunciar e abordar a violência”, ressaltou o palestrante.

Por Marcus Vinícius