Esma apresenta relatório, e participantes aprovam atualidade dos temas e o formato do CIDESMA

Notícia
.

O sucesso do I Congresso Internacional de Direito da Esma (CIDESMA) foi comprovado em números, com a apresentação do relatório de satisfação do evento. Segundo o levantamento, para 78,9% dos participantes os temas de referências selecionados atenderam aos critérios de pertinência e atualidade, bem como 63,2% afirmaram que o formato das Salas de Interação Acadêmica (SIA), favoreceu a abordagem multifocal ou multidimensional do tema referência. O desembargador Ricardo Vital de Almeida é o diretor da Esma e o idealizador do evento internacional.

Ainda segundo os dados, para 61,8% os(as) debatedores(as) atenderam as expectativas no que se refere a abordagem adequada e devidamente fundamentada do tema de referência; enquanto 52,6% afirmaram que o número de SIAS permitiu alcançar os objetivos do evento; e para 42,1% a distribuição do tempo, com 15 minutos para cada debatedor, atendeu aos objetivos da SIA.

Outro dado do relatório destacou que 77,4% dos(as) entrevistados(as) ressaltaram  satisfação em relação ao local do evento. Na abordagem, há também números sobre as atividades da programação, entre outros.

O CIDESMA ocorreu de 6 a 8 de dezembro, do ano passado, no Intermares Hall, e comemorou os 40 anos de fundação da Esma, uma das escolas da magistratura mais antiga do país. O congresso foi voltado a magistrados(as) e servidores(as) do Poder Judiciário estadual, além de alunos(as), professores(as), pesquisadores(as) e servidores(as) de universidades públicas e de centros privados de educação. Na programação, palestras, lançamento de livros e apresentação de pesquisas. 

A diretora adjunta da Esma, juíza Antonieta Lúcia Maroja Arcoverde Nóbrega, o CIDESMA foi o fechamento de um ano escolar exitoso, notadamente, em razão significativa participação dos(as) magistrados(as) e servidores(as) em todos os eventos. A magistrada ressaltou que as sugestões do relatório são muito bem vindas e contribuirão para o aprimoramento dos próximos eventos.

“A avaliação positiva do congresso nos entusiasma e nos encoraja a seguir ousando nas propostas acadêmicas e de extensão, ofertando temas de vanguarda, que conversam com as atividades do Judiciário e com os diversos ramos do direito, fomentando o aprofundamento na discussão de matérias que refletem na entrega da jurisdição ao usuário”, destacou a juíza Antonieta Nóbrega.

Para o Gerente Acadêmico e de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores, professor Flávio Romero Guimarães, o CIDESMA foi planejado e realizado num contexto de múltiplos desafios, inclusive por se tratar do primeiro evento acadêmico e científico internacional da história da Esma. “Os resultados dos questionários de satisfação confirmam o que ouvimos e testemunhamos nos dias do evento: as falas de reconhecimento, face à grandiosidade do evento”, disse. 

Ainda de acordo com o gerente, o CIDESMA não foi, tão somente, um sucesso pela logística, organização e qualidade dos palestrantes que fizeram parte das salas de interação acadêmica. “Indiscutivelmente, um congresso de alto nível. Também merece realce a preocupação da organização do evento em fomentar a produção intelectual. Esse foi mais um dado positivo: a possibilidade de publicação de excelentes trabalhos, na forma de artigo, em uma coletânea. Portanto, como presidente da comissão científica, que somo aos entrevistados que expressaram plena satisfação com o evento”, afirmou o professor Flávio.

O gerente Acadêmico informou, ainda, que, para este ano, certamente haverá a realização de uma segunda versão do evento, consolidando, definitivamente, o CIDESMA como uma ação acadêmica e científica estratégica do Tribunal de Justiça da Paraíba e da Esma.

Por Marcus Vinícius