Cursos ofertados pela Espep para magistrados e servidores devem ser indicados através de pesquisa

Notícia
.

A Escola Superior da Magistratura (Esma) comunica aos magistrados(as) e servidores(as) do Poder Judiciário estadual que, a partir de reunião da Superintendência da Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep), a direção da Esma foi informada que a Espep não mais ofertaria cursos de formação de curta duração por demanda espontânea. Com essa informação, cabe à Escola indicar os cursos prioritários a serem ofertados, anualmente, pela Espep para os magistrados(as) e demais servidores(as).

Desta forma, a Gerência Acadêmica e de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores da Esma inicia, nesta terça-feira (16), uma pesquisa que vai se estender até o dia 30 de abril com os magistrados(as) e servidores(as) para que os mesmos indiquem três cursos prioritários a serem promovidos pela Espep. Para participar da consulta, os(as) interessados(as) devem responder o questionário por meio do link https://forms.gle/Q2W1fd5Rdk8qZ3MBA

De acordo com o professor Flávio Romero Guimarães, gerente Acadêmico da Escola, a pesquisa se trata de uma importante iniciativa da Espep e da Esma, no sentido de estabelecer critérios de ofertas dos cursos de formação continuada e de capacitação profissional de magistrados(as) e demais servidores(as) do TJPB, a partir de uma demanda induzida, ou seja, considerando os anseios prioritários dos citados profissionais.

“Fazer o questionário foi a opção que a Esma considerou democrática para permitir que os integrantes do Tribunal de Justiça da Paraíba possam indicar, sob as suas perspectivas, os cursos prioritários, a serem ofertados pela Espep”, disse o gerente Acadêmico.

No formulário, é preciso que o(a) magistrado(a) ou o(a) servidor(a) informe o nome completo, matrícula, categoria, local de trabalho e a comarca, além de indicar as três opções, entre os 33 cursos disponibilizados. As formações ofertadas no questionário são: Administração e Finanças: Execução Orçamentária; Auditoria Governamental; Controle Interno e Externo na Administração Pública; Saúde mental e Gestão de conflitos; Gestão dos Arquivos Físicos e Digitais, Arquivos Correntes, Intermediários e Preservação; Envelhecimento humano e saúde mental; Mindfulness (Atenção Plena) com ênfase na comunicação; Direção Defensiva e evasiva (Carro e Moto); e Excel – Básico, Intermediário e Avançado, entre outras.

Reunião - No início deste mês, o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador João Benedito da Silva, e a diretora adjunta da Esma, juíza Antonieta Maroja Arcoverde Nóbrega, participaram de reunião com a Superintendente da Espep, Ivanilda Matias. O tema da conversa foi sobre a proposta de parceria entre as duas instituições, referente à oferta de cursos específicos para magistrados(as) e servidores(as) do Poder Judiciário estadual.

Por Marcus Vinícius