Com o tema ‘Política de formação continuada e capacitação profissional de magistrados e servidores do TJPB’, o gerente Acadêmico e de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores da Escola Superior da Magistratura (Esma), professor Flávio Romero Guimarães, ministrou, nesta segunda-feira (15), uma palestra no Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB). A apresentação foi transmitida pela Escola de Contas Conselheiro Otacílio Silveira (Ecosil), em mais uma parceria das escolas da magistratura e de contas.
O vídeo da palestra, com 1h30 de duração, está disponível aos usuários através do link https://www.youtube.com/live/4tn-EkRTgKc?si=fAr5A6mO0grG9Om8. O evento teve como mediador o diretor da Ecosil, Carlos Pessoa de Aquino, e a participação do auditor de Controle Externo do TCE-PB, André Agra.
O professor Flávio Romero destacou que a temática teve a importância de divulgar as ações de formação contínua e capacitação profissional implementada pela Esma, além de debater as atividades acadêmicas que estão sendo inseridas na gestão do desembargador Ricardo Vital de Almeida, diretor da Escola da Magistratura, e da juíza Antonieta Lúcia Maroja Arcoverde Nóbrega, diretora adjunta, a exemplo do selo ‘Cognitio’, a publicação de livros, a inserção de magistrados(as) e servidores(as) no doutorado na universidade de Salamanca, na Espanha, e a proposta de revitalização acadêmica da Esma na perspectiva da educação inovadora.
Para o diretor da Ecosil, Carlos Aquino, o debate significou partilha, difusão da cultura, dos ensinos, da pedagogia e da evolução da sociedade. “Essa atividade é o estreitamento das escolas co-irmãs a serviço da comunidade”, afirmou. Por fim, ele destacou que a direção da Esma tem realizado esforços não só nas atividades judicantes, como igualmente humana, filosófica, social e cultural.
Por Marcus Vinícius