Conselho Consultivo da Esma aprova novo Regimento Interno, um curso de Especialização em Direito e o Projeto InovaJus Stricto

Notícia
reuniao

O Conselho Consultivo da Escola Superior da Magistratura da Paraíba aprovou em reunião realizada, nesta quinta-feira (07), o novo Regimento Interno da instituição, um curso de Especialização em Direito, Inovação e Segurança da Informação e o Projeto InovaJus Stricto. 

“O projeto que altera o Regimento Interno da Esma começou a ser discutido pelo Conselho em reunião anterior e os membros deram sugestões que foram incorporadas, sendo o texto final aprovado hoje (ontem). Agora, vamos submeter ao Pleno do Tribunal de Justiça para que seja apreciado pela Corte”, afirmou o diretor da Esma, desembargador Joás de Brito Pereira Filho.

O desembargador considerou a reunião do Conselho Consultivo bastante produtiva. “Discutimos também sobre outras pautas importantes como, por exemplo, o projeto que vamos apresentar ao Tribunal para criação de quatro mestrados e um doutorado, que devemos oferecer em parcerias que serão firmadas com a Universidade Federal de Campina Grande e com a Universidade Estadual de Campina Grande”, informou o diretor da Esma, Joás Filho.

Image
conselho
Reunião do Conselho Consultivo 

Para a diretora adjunta da Esma, juíza Antonieta Maroja Nóbrega, a aprovação do novo Regimento Interno é um marco para a modernização da gestão acadêmica e administrativa, contribuindo para  que o trabalho da escola seja cada vez mais eficiente e inovador.

“A aprovação do encaminhamento de projetos de especialização, mestrado e doutorado para magistrados e servidores representa um passo importante na valorização daqueles que impulsionam o Poder Judiciário,  consolidando uma política institucional que investe no crescimento acadêmico como ferramenta para o fortalecimento da nossa atuação jurisdicional”, disse a diretora adjunta em relação aos outros temas em pauta na reunião. .

 

Sobre o InovaJus Stricto

 

O InovaJus Stricto é uma proposta aprovada pela direção da Escola e pelo Conselho Consultivo e encaminhada ao presidente do TJPB, desembargador Fred Coutinho, que visa a criação de uma programa de fomento e de indução da formação continuada de magistrados e demais servidores, por meio da oferta de turmas especiais de mestrado e de doutorado, conforme explicou o gerente acadêmico da Esma, professor Flávio Romero. 

A partir de uma articulação com a UEPB e UFCG, o programa InovaJus Stricto propõe a oferta de quatro mestrados e um doutorado, em turmas especiais para juízes e servidores do TJPB.

Image
conselho
Participação virtual de membros do Conselho 

“É importante destacar a determinação e o empenho da gestão da Esma, por meio do desembargador Joás Filho e da magistrada Antonieta Maroja que participaram, ativamente, da articulação com à reitoria das duas universidades. É também imperativo destacar a forma entusiasmada e acolhedora como fomos recebidos na UEPB e na UFCG”, revelou o professor Romero..

O gerente acadêmico observou que dessa forma a Esma aporta mais uma contribuição acadêmica para o TJPB. “Em caso de aprovação, certamente, o InovaJus Stricto cumprirá um papel extremamente relevante para a formação dos integrantes do Tribunal, por meio da inserção em mestrados e doutorado”, avaliou. 

O professor Flávio Romero enfatizou que as áreas dos mestrados e do doutorado foram selecionadas tomando como referência as demandas da ação, também inovadora, da presidência do TJPB, a “Gestão em Movimento”.

 

Especialização em Direito, Inovação e Segurança da Informação

 

Sobre a Especialização em Direito, Inovação e Segurança da Informação, o professor Flávio Romero disse se tratar de mais uma ação acadêmica prevista no projeto de “Ressignificação da Esma na perspectiva da Educação Inovadora”. 

“O curso de Especialização aborda uma temática de extremo interesse para o TJPB: a inovação e a segurança da informação. Uma oportunidade para que magistrados e servidores do TJPB aprofundem os conhecimentos na área, de tal forma que possam contribuir, futuramente, nas ações de inovação e de segurança do Tribunal. Portanto, é mais uma ação acadêmica inovadora da gestão da Esma”, concluiu.

Por Walquiria Maria