O diretor da Escola Superior da Magistratura da Paraíba, desembargador Joás de Brito Pereira Filho, apresentou a experiência do "Programa InovaJus Stricto" na 62ª edição do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem), que acontece nesta quinta e sexta-feira (12 e 13), no Maranhão. O Programa visa fomentar a participação de magistrados e servidores do Tribunal de Justiça da Paraíba em programas de mestrado e de doutorado, promovido por universidades públicas.
O desembargador Joás Filho considera o Copedem um evento muito proveitoso onde vários diretores de escolas judiciárias apresentam suas boas práticas. “Inclusive, eu tive a oportunidade de também falar sobre o InovaJus, que é um programa novo que estamos oferecendo aos servidores e magistrados do TJPB, com quatro mestrados e um doutorado”, ressaltou.
O diretor da Esma falou da troca de experiências entre o colegiado. “Tivemos palestras muito positivas e estou colhendo boas práticas para levar para nossa escola. Algumas palestras bastante interessantes, a exemplo de uma sobre saúde pública, que foi uma verdadeira aula mostrando o que essa tecnologia tem causado de doença mental nas pessoas, que estão tão aceleradas”, relatou o desembargador Joás Filho.
O gerente Acadêmico e de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores da Esma, professor Flávio Romero Guimarães, que acompanhou o desembargador Joás Filho no encontro de diretores, afirmou que participar do Copedem é sempre um aprendizado. “Mesmo sendo um colegiado dos diretores das escolas da magistratura estaduais, há uma preocupação dos dirigentes das escolas no sentido de incluírem no evento a participação dos colaboradores da área acadêmica e pedagógica, face às temáticas abordadas que têm relação direta com a política de formação continuada de magistrados e de servidores dos Tribunais”, esclareceu.
De acordo com o professor, além das interessantes temáticas das palestras, o Copedem 2026 tem um aspecto inovador: inserir na programação a apresentação de experiências inovadoras e exitosas das escolas. “Nesse sentido, o desembargador Joás Filho, apresentou a experiência do "Programa InovaJus Stricto", que é uma grande iniciativa da Esma”, assegurou Flávio Romero.
Programação - A programação do Copedem é dedicada a reuniões institucionais e atividades de trabalho entre as escolas estaduais, com debates centrados no funcionamento das instituições e no aprimoramento da formação de magistrados e magistradas. Entre os temas em debate estão “Visão do Direito: sem formação contínua não há independência judicial”, “Quem cuida de quem decide?”, “Da Informação à Decisão – O Papel da Pesquisa na Atividade Jurisdicional”. O encontro será encerrado, nesta sexta-feira (13), com a leitura e aprovação da Carta de São Luís, documento que consolida as deliberações e diretrizes debatidas nesta edição.
Por Walquiria Maria

