Seminário integrador de pesquisa será realizado na Esma a partir de quinta-feira

Notícia
.

A Escola Superior da Magistratura da Paraíba (Esma-PB) promoverá, quinta (26) e sexta-feira (27), o Seminário Integrador de Pesquisa – Diálogos Interseccionais: Poder, Identidade e Justiça no Estado Contemporâneo. O evento será realizado no auditório da instituição, reunindo pesquisadores em formação, magistrados(as) e servidores(as) do Judiciário estadual. Para participar, os(as) interessados(as) devem se inscrever por meio de link até esta terça-feira (24).

A iniciativa tem como objetivo proporcionar um espaço de orientação acadêmica e troca de experiências, fortalecendo a produção científica e o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento. O seminário contará com a participação de doutorandos da Universidade de Salamanca, na Espanha, além de integrantes da turma especial do mestrado em Direito da Esma-PB, ofertado por meio de convênio com a Universidade de Brasília (UnB).

A programação ocorrerá das 8h às 12h e das 14h às 18h, com carga horária total de 15 horas, na modalidade presencial.

No primeiro dia, serão debatidos os temas “Vulnerabilidade, Identidade e Inovação no Sistema de Justiça” e “Direitos Humanos, Gênero e os Limites do Controle Social”. Já no segundo dia, a programação inclui as discussões “Etnografias do cuidado, raça, governança da vida e políticas afirmativas de gênero” e “Tecnologia, desenvolvimento sustentável, Estado Social e justiça algorítmica”.

O encerramento do seminário contará com o lançamento do livro “Como fazer? Diretrizes para a elaboração de trabalhos monográficos”, de autoria do gerente Acadêmico e de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores da Esma-PB, Flávio Romero Guimarães.

Por Marcus Vinícius