Notícias

Novos magistrados do Estado participam da última semana de aulas do Curso Oficial de Formação Inicial

Nessa quinta-feira (11), depois de quase 90 dias, cinco magistrados e uma magistrada aprovados no 53º Concurso para Juiz Substituto do Poder Judiciário estadual vão concluir as aulas do Curso Oficial de Formação Inicial. Durante as aulas, o curso buscou proporcionar aos novos juízes, a formação inicial necessária para atuação em comarcas do Estado, desempenhando as competências específicas, cognitivas e comportamentais, de forma a exercer seu mister com ética, segurança e eficiência.

Inscrições nos cursos Ferramentas Tecnológicas no Ensino Híbrido e na área de Segurança ocorrem até dia 14

As inscrições para os Cursos Formação de Formadores Nível 2 – Novas ferramentas tecnológicas para o ensino híbrido - e Segurança Pessoal e Institucional continuam abertas até o próximo dia 14 (domingo). Os interessados podem consultar toda programação disponibilizada no portal da Escola Superior da Magistratura (Esma), no banner ‘Cursos do Mês’.

Calendário dos cursos do mês de agosto é divulgado e inscrições já estão abertas para 225 vagas

Estão abertas, desde a última sexta-feira (29), as inscrições para cinco novos cursos programados para este mês de agosto, disponibilizadas pela Gerência Acadêmica e de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores da Escola Superior da Magistratura (Esma). No total, estão sendo ofertadas 225 vagas aos magistrados, servidores e assessores do Poder Judiciário estadual para os cursos: Formação de Formadores Nível 2 – Novas ferramentas tecnológicas para o

Continuam abertas as inscrições para o Webinário “Violência de Gênero Isoladora” que ocorrerá dia 8

Continuam abertas as inscrições para o Webinário “Violência de Gênero Isoladora: sem sua penalização, poucas denúncias de violência de gênero chegam à Justiça”. O evento ocorrerá na próxima segunda-feira, dia 8 de agosto, a partir das 15h, e o tema será ministrado pelo cientista mais citado no mundo em violência de gênero, o espanhol Ramon Flecha. A temática é uma iniciativa da Escola Superior da Magistratura (Esma) e da Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB).

Desembargador Ricardo Vital ministra aula no Curso Oficial de Formação Inicial para os novos magistrados

O Diretor da Escola Superior da Magistratura (Esma), Desembargador Ricardo Vital de Almeida, foi o facilitador, na manhã desta sexta-feira (29), das aulas aplicadas aos novos magistrados e magistrada aprovados no 53º Concurso para Juiz Substituto do Poder Judiciário estadual e que há quase 90 dias estão submetidos as aulas, treinamentos e experiências laboratoriais em ambientes que necessitam da presença dos magistrados na função de suas atividades jurisdicionais.

UFPB atende pedido da Esma e implantará Mestrado Profissional em Direito

A Universidade Federal da Paraíba (UFFP), atendendo pedido da Escola Superior da Magistratura (Esma) em 2021, vai implantar um Mestrado Profissional em Direito. A confirmação da solicitação ocorreu durante visita do Diretor da Esma, Desembargador Ricardo Vital de Almeida, ao reitor da UFPB, professor Valdiney Gouveia. O encontro aconteceu no Gabinete da Retoria da instituição de ensino em João Pessoa, na última sexta-feira (22).

Lista de inscrições do curso sobre intervenção interdisciplinar nos processos de Família é divulgada

Trinta e nove servidores, entre assistentes sociais, psicólogos (as) e pedagogas que atuam nas equipes interprofissionais do Tribunal de Justiça da Paraíba, vão participar de 25 de julho a 4 de setembro do Curso ‘Conceitos teóricos e elementos técnicos-operativos para intervenção interdisciplinar nos processos de Família’. As capacitações ocorrerão na modalidade de ensino a distância (EaD) e o critério de seleção foi a ordem de inscrição. 

27 alunos iniciam nesta quinta-feira o Curso ‘Formação de Formadores – Módulo III’ na modalidade a distância

Nesta quinta-feira (21), 27 alunos, entre magistrados e servidores do Poder Judiciário estadual, iniciam as aulas do Curso ‘Formação de Formadores: Nível 1 – Módulo III’. A Gerência Acadêmica e de Formação e Aperfeiçoamento, da Escola Superior da Magistratura (Esma), divulgou à relação das inscrições homologadas. A formação, que ocorrerá na modalidade de ensino a distância (EaD), será realizada até o dia 19 de agosto.

Esma e AMPB promoverão webinário com cientista mais citado sobre violência de gênero

A Escola Superior da Magistratura (Esma), do Tribunal de Justiça da Paraíba, e a Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB) vão promover o Webinário “Violência de Gênero Isoladora: sem sua penalização, poucas denúncias de violência de gênero chegam à Justiça”. Essa é uma grande oportunidade para comunidade jurídica do Estado compartilhar conhecimentos com o cientista mais citado, no mundo, em violência de gênero, o espanhol Ramon Flecha.

Magistrados, servidores e laboratoristas estão participando do Curso ‘Inovação e Propriedade Intelectual do TJPB’

Durante 54 dias, laboratoristas, magistrados e servidores do Poder Judiciário estadual participarão do Curso ‘Inovação e Propriedade Intelectual do TJPB’. As aulas divididas em quatro módulos iniciaram no último dia 15 deste mês e prosseguem até o dia 21 de agosto, na modalidade de ensino a distância (EaD). A formação é uma realização da Escola Superior da Magistratura (Esma), do Tribunal de Justiça da Paraíba e do Centro de Inovação e Inteligência do TJPB.