Inscrições para curso do CNJ vão até essa terça

Notícia


Os interessados deverão enviar email para a Secretaria de Gestão Estratégica do TJPB


O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) está abrindo inscrições para a participação de magistrados e servidores dos tribunais brasileiros no curso a distância em “Gestão de Pessoa e Gestão de Processos”. O Conselho oferece três mil vagas para todos os órgãos do Poder Judiciário nacional. Os interessados deverão enviar email, até o dia 2 de março, para a Secretaria de Gestão Estratégica do TJPB (sges@tjpb.jus.br) solicitando sua inscrição.


No caso de servidor do Poder Judiciário estadual, o pedido de inscrição deve ser feito pelo chefe imediato. O curso terá início no dia 29 de março e se estenderá até o dia 10 de maio. Os administradores das unidades judiciárias, escrivães e chefes de secretaria, e os servidores que atuam na área de gestão estratégica são o público alvo.


Trata-se do único ensino a distância com dois módulos sequenciais, com carga horária total de 40 horas e acesso ao conteúdo de 24  horas por dia. O curso será realizado  em vários momentos e pela internet. Os servidores que não puderem acessar a internet do seu local de trabalho, poderão fazer o curso de casa ou de qualquer outro local com acesso a rede mundial de computadores.


Conteúdo -  O módulo “Gestão de Pessoa”, com 20 horas, terá o seguinte conteúdo: A dimensão e o cenário da gestão de pessoas; Fundamentos da gestão de pessoas nas instituições públicas; Competências transversais dos gestores de pessoas: comunicação, liderança, gestão de mudança, trabalho em equipe, resolução de conflitos, identificação de talentos, alocação, desenvolvimento, avaliação e reconhecimento; Gestão de pessoas por competências; premissa e diretrizes da gestão estratégica de pessoas; Alinhamento entre gestão de pessoas e resultados organizacionais.


Já o módulo “Gestão de Processos”, também com 20 horas, abordará os seguintes assuntos: Mudança organizacional; Evolução das estruturas organizacionais; Fundamentos e metodologias da gestão de processo; Fatores críticos de sucesso na implantação do gerenciamento de processos: a tríade tecnologia, processo e pessoas; mapeamento e análise de processos de trabalho e Gerenciamento de rotinas.


O aluno deverá cumprir o curso em 40 dias. O conteúdo será disponibilizado semanalmente. Ao final de cada unidade, o participante será convidado a interagir com os tutores e demais colegas por meio de fóruns.


Durante o período do estudo, não existirá um mínimo de horas a serem cumpridas por dia. O aluno deverá realizar suas tarefas de acordo com a disponibilidade de seu tempo. Os organizadores recomendam a dedicação de pelo menos uma hora por dia. Ao final de cada módulo, haverá uma avaliação e terão direito a certificação os alunos que atingirem 70% de acertos nas provas.


O cronograma fornecido pelo Conselho Nacional de Justiça estabelece o dia 5 de março como prazo final para os órgãos informarem o quantitativo de vagas.  E caberá ao CNJ fazer uma análise sobre o número de interessados por tribunais, para que possa informar as vagas que serão disponibilizadas para cada órgão.

Fonte: TJPB