Gerência de Comunicação, em 12/04/2012
O Comitê Gestor da Conciliação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Tribunal de Justiça da Paraíba, por meio da Escola Superior da Magistratura (Esma) vão promover o Curso de Formação de Instrutores em Conciliação e Mediação, intitulado “Métodos Consensuais para Resolução de Conflitos.” O curso tem início neste segunda-feira (16) e vai até o dia 20 deste mês de abril, na Sala “01” da Esma, em João Pessoa.
Segundo a Diretora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJPB, desembargadora Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti, a iniciativa é direcionada aos servidores e conciliadores das Unidades Jurisdicionais, onde serão criados os Centros de Conciliação. “Vamos promover este curso em outras oportunidades, ainda este ano”, adiantou a magistrada.
A equipe de instrutores faz parte do Comitê Gestor da Conciliação do CNJ e é composta pelos especialistas na matéria: Vânia Campêlo Loureiro, Bruno Tabosa Vieira e Soraya Nunes Vieira. De acordo com a desembargadora, o objetivo do curso é capacitar servidores e conciliadores que já atuam na área de Métodos Consensuais para Resolução de Conflitos.
Instrutores – Bruno Tabosa é mestre em Gestão Pública para o desenvolvimento do Nordeste pela UFPE, especialista em Processo Civil, Constitucional e Tributário, Mediador e Arbitro com formação reconhecida pelo Centro de Mediação e Arbitragem de Pernambuco, Consultor jurídico nas áreas cível e trabalhista, atuou como conciliador federal nas 16 e 24 Varas Federais no Estado de Pernambuco, professor universitário.
Vânia Campêlo Loureiro tem Pós-graduação Lato Sensu em Intervenção Psicossocial da Família no Judiciário pela UFPE e Psicologia Organizacional - título concedido pelo Conselho Federal de Psicologia- Brasil. Ela é doutora em Psicologia Social e as Organizações – Universidade de Barcelona(UB) – Espanha.
Soraya Vieira Nunes possui graduação em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco. Especialização em Gestão de Instituição de Ensino Superior pela Faculdade Mauricio de Nassau e Mestranda em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco. Atualmente, é advogada, fundadora e presidente do Conselho Mantenedor do Instituto Nacional de Mediação e Arbitragem Seccional do Estado de Pernambuco.
TJPB/Gecom – Fernando Patriota