Depois de João Pessoa, Campina Grande e Patos, a Escola Superior da Magistratura (Esma) promove o curso de aperfeiçoamento “Psicologia Jurídica e Subjetividade Humana”, na comarca de Guarabira. O curso foi aberto na manhã desta quinta-feira (12), no Fórum Dr. Augusto de Almeida, e será concluído na noite desta sexta-feira (13). Estão inscritos 50 pessoas, entre juízes e servidores do Tribunal de Justiça da Paraíba. A mesma especialização também será realizada em Cajazeiras, entre os dias 26 e 27 deste mês de abril.
O curso tem o suporte da Gerência de Capacitação do TJPB e beneficia, além de Guarabira, o grupo funcional das comarcas da região do Brejo paraibano; Alagoinha, Araçagi, Arara, Araruna, Bananeiras, Belém, Cacimba de Dentro, Caiçara, Mari, Pilões, Pirpirituba, Serraria e Solânea. “Nosso propósito é alcançar o máximo de comarcas possível com as atividades da Escola Superior da Magistratura. Entendemos que o servidor e magistratura pode ser aperfeiçoado intelectualmente sem ter a necessidade de se descolar até João Pessoa”, destacou o diretor da Esma, desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides.
O professor e mestre Nelson Gomes Júnior, ministrante do curso “Psicologia Jurídica e Subjetividade Humana” disse que a grade curricular é basicamente a mesma das versões anteriores, “o que tem de novo são as particulares e exigências de cada região. Nas minhas aulas, eu trago casos em que os alunos, certamente, vão se familiarizar.” Ele disse, ainda, que o aperfeiçoamento traz tópicos sobre Família, relações e conflitos parentais; Falsas Memórias; Alienação Parental; Novos arranjos familiares; Análise e Discussão Teórica de Casos propostos pelos alunos e, para concluir, uma avaliação
Inscrições para Cajazeiras - As inscrições para o curso que vai acontecer em Cajazeiras podem ser feitas das 8h às 18h, mediante preenchimento do formulário específico (Ficha de Inscrição - Psicologia Jurídica - Cajazeiras), no site do TJPB (www.tjpb.jus.br) ou pessoalmente, na Secretaria da Escola Superior da Magistratura. O juiz ainda pode enviar um e-mail, que deverá ser encaminhado para [email protected]. Outras informações pelo telefone da Esma, 3252-1104.
TJPB/Gecom – Fernando Patriota