A Escola Superior da Magistratura (Esma) publicou o Edital nº 06/2012, que disponibiliza 25 vagas aos juízes do Tribunal de Justiça da Paraíba para o curso de aperfeiçoamento sobre “Psicologia Jurídica e Subjetividade.” As Inscrições começam na próxima segunda-feira (16) e vão até o dia 20. O curso será realizado na comarca de Cajazeiras, com o professor e mestre Nelson Gomes Júnior. A Esma já promoveu esse aperfeiçoamento nas comarcas de João Pessoa, Campina Grande e Patos. Nesta quinta-feira (12), as aulas acontecem em Guarabira.
Segundo o Edital, o curso destinado aos magistrados vale como critério de promoção por merecimento e é credenciado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados(Enfam). “Mais uma das metas da atual administração da Esma está sendo cumprida, que é a de levar ao interior do Estado os cursos de aperfeiçoamento da Escola”, comentou o diretor da Instituição, desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides.
O curso é dividido em cinco unidades, que envolvem os seguintes assuntos: Psicologia e subjetividade humana; Fundamentos da Psicologia Jurídica e sua aplicabilidade nos sistemas de justiça; Personalidade e transtornos psicológicos. Aspectos psicológicos da violência, do crime e da reintegração social; Família, relações e conflitos parentais; Falsas Memórias; Alienação Parental. Novos arranjos familiares; Análise e Discussão Teórica de Casos propostos pelos alunos.
Inscrições - As podem ser feitas das 8h às 18h, mediante preenchimento do formulário específico (Ficha de Inscrição - Psicologia Jurídica - Cajazeiras) ou pessoalmente, na Secretaria da Escola Superior da Magistratura. O juiz ainda pode enviar um e-mail, que deverá ser encaminhado para [email protected]. Outras informações pelo telefone da Esma, 3252-1104.
TJPB/Gecom – Fernando Patriota