Em Cajazeiras, curso 'Psicologia Jurídica e Subjetividade Humana' tem participação de 70 alunos de onze comarcas
Secretaria da Esma com informações da Gecom/TJPB, em 26/04/2012
Na manhã desta quinta-feira (26), na comarca de Cajazeiras, teve início a quinta versão do curso “Psicologia Jurídica e Subjetividade Humana”. A iniciativa é da Escola Superior da Magistratura (Esma), com total apoio do Tribunal de Justiça da Paraíba por meio de sua Gerência de Capacitação. O curso também foi realizado nos municípios de João Pessoa, Campina Grande, Patos e Guarabira. Em Cajazeiras, participam da especialização 70 pessoas, entre juízes, servidores de 11 comarcas, além de professores e alunos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O curso será concluído nesta sexta-feira (27).
“Temos como meta alcançar a maior quantidade de comarcas possível com nossos cursos e palestras. Para isso, estamos focando nossa grade acadêmica nas cidades polo. Assim, conseguimos reunir servidores e juízes de todas as regiões da Paraíba sem que eles precisem se deslocar até a Capital”, destacou o diretor da Esma, desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides. Para justificar o comentário, o magistrado lembra que, se somadas as cinco edições do curso “Psicologia Jurídica e Subjetividade Humana”, cerca de 300 alunos receberam os conhecimentos vinculados a esse tema.
O professor da UFPB Nelson Gomes Júnior é o ministrante do curso. Segundo ele, sua aula muda a cada edição, embora mantenha a estrutura básica. “O que modifica sempre é que o curso ganha um contorno a partir da demanda de cada região. Então, assim que o curso começa, as demandas são apresentadas e, em função desses problemas, a aula recebe uma cara nova.” Nelson Gomes também fez uma avaliação positiva a respeito da iniciativa da Esma-TJPB, a respeito de levar às cidades do interior um tema tão palpitante do Direito. “O Tribunal de Justiça da Paraíba mostra que realmente tem uma preocupação com a questão do tratamento humano no rumo do processo judicial.”
O juiz titular do Juizado Especial Misto de Cajazeiras, Judson Kildere Nascimento Faheina, também ressaltou a importância do curso no Alto Sertão Paraibano. “Nossa comarca concentra um grande número de estudantes universitários e é referência na formação intelectual em nosso Estado. Essa iniciativa do Tribunal mostra que é forte a tendência de interiorização de suas atividades. Quero parabenizar a Presidência do Tribunal e a Diretoria da Esma por essa importante realização”, disse o magistrado. Judson Kildere ainda adiantou que pretende levar à Gerência Acadêmica da Esma um projeto de especialização na área jurídica em parceria com um instituição pública de ensino superior.
O curso “Psicologia Jurídica e Subjetividade Humana” é dividido em cinco unidades, que envolvem os seguintes assuntos: Psicologia e subjetividade humana; Fundamentos da Psicologia Jurídica e sua aplicabilidade nos sistemas de justiça; Personalidade e transtornos psicológicos; Aspectos psicológicos da violência, do crime e da reintegração social; Família, relações e conflitos parentais; Falsas Memórias; Alienação Parental; Novos arranjos familiares; Análise e Discussão Teórica de Casos propostos pelos alunos.
Fonte: TJPB/Gecom – Fernando Patriota, por e-mail.
