Curso de 'Técnicas de Mediação e Habilidades Autocompositivas' será aberto nesta segunda-feira, na Esma

Notícia
Gerência de Comunicação, em 18/05/2012

Nesta segunda-feira (21), tem início o curso de “Técnicas de Mediação e Habilidades Autocompositivas”, na Escola Superior da Magistratura (Esma). A iniciativa tem parceria do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais e Solução de Conflitos,  do Tribunal de Justiça da Paraíba. O curso será ministrado pelos mestres Roberto Portugal Bacellar e André Gomma de Azevedo e vai até terça-feira (22).

Conforme a diretora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais e Solução de Conflitos do TJPB, desembargadora Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti, a procura dos magistrados foi muito grande e todas as vagas foram preenchidas. “Acredito que a procura dos juízes pelo curso se deve ao tema, considerado um dos mais palpitantes na área da conciliação, como também o nível acadêmico e intelectual dos palestrantes”, comentou a magistrada. A desembargadora confirmou presença na abertura do evento.

O diretor da Esma, desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides, também confirmou sua presença. Ele lembrou que o curso é “credenciado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), para fins de promoção pelo critério de merecimento.”

Conforme o edital Edital nº 07/2012, o conteúdo do curso será dividido em seis tópicos. O primeiro é voltado para os Mecanismos de Resolução de Conflitos e Possibilidades de Composição e seus aspectos teóricos e fundamentos preliminares. Os alunos ainda serão aperfeiçoados em: Métodos Autocompositivos e Heterocompositivos de Resolução de Conflitos; Técnicas de Composição de Conflito Baseadas na Negociação; Procedimentos, Técnicas e Habilidades da Mediação (partes 1 e 2); e Docência e Gerenciamento de Mediadores.

Será exigida frequência mínima de 80% das atividades oferecidas. Os cursistas que obtiverem a frequência mínima serão avaliados mediante apresentação de estudo de caso tendo como base em um dos temas abordados no curso, à sua escolha.

TJPB/Gecom – Fernando Patriota