Desembargadora abre Curso de Formação dos novos juízes do TJPB

Notícia

Curso de Formação - sala de aulaDesembargadora abre Curso de Formação Inicial para os novos magistrados do Judiciário estadual

Gerência de Comunicação, em 16/07/2012

Os 21 novos juízes empossados pelo Tribunal de Justiça da Paraíba na última sexta-feira começaram, nesta segunda-feira (16), o Curso de Formação Inicial para Magistrados, promovido pela Escola Superior da Magistratura (Esma). A aula inaugural foi ministrada pela desembargadora Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti. Durante seis semanas, os juízes terão noções básicas de como funciona o sistema jurídico estadual, dentro de uma visão técnica e administrativa. Eles foram aprovados no 52º Concurso Público para provimento de vagas no cargo de juiz.

O curso tem como base uma resolução da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). O presidente da Comissão do Curso de Formação Inicial de Magistrados, desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos também esteve presente à aula inaugural e falou que “o treinamento tem, ainda, a finalidade de aproximar os juízes mais experientes daqueles que estão ingressando no Poder Judiciário. Esse curso oferece aos novos magistrados o que não está nos livros.” Também compõem a Comissão o desembargador Joás de Brito Pereira Filho e os juízes Euler Paulo de Moura Jansen, Eduardo José de Carvalho Soares e Gustavo Procópio Bandeira de Melo.

 

A Comissão convidou a desembargadora Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti para a aula inaugural, levando em consideração sua carreira exemplar como magistrada, tendo sido ela a primeira colocada quando fez seu concurso e a primeira mulher a assumir o cargo de desembargadora. A magistrada falou sobre os “Desafios e novos Paradigmas do Judiciário”. Explanou na abordagem sobre as dificuldades atuais que enfrenta o Poder Judiciário, como também a evolução do próprio Judiciário e as diversas situações práticas de um julgador. Logo que terminou sua aula, os membros da Comissão discutiram com a turma as melhores formas de moldar a grade curricular do Curso de Formação Inicial para Magistrados.

Indispensável – A juíza Paula Frassinetti Nóbrega de Miranda, que participa do curso, afirmou que “essa é uma iniciativa indispensável para o começo da carreira de um magistrado, uma vez que teremos a oportunidade de uma maior aproximação com a realidade de um julgador. Este curso é fundamental para nossa formação.”

 

Fonte: TJPB/Gecom – Fernando Patriota