Matizes Poéticas: lançamento de livro de 3 escritoras na Esma

Notícia

Livro 'Matizes Poéticas' reúne 30 poemas de três escritoras e será lançado no auditório da Esma, na noite desta 5ª feira (5)

 

Gerência de Comunicação, em 05/07/2012.

 

A Escola Superior da Magistrratura (Esma), do Tribunal de Justiça da Paraíba será palco do lançamento do livro "Matizes Poéticas." A obra é assinada pelas escritoras  Maria Amélia Rocco Melo Massa, Maria Berenice Ribeiro Coutinho Paulo Neto e Maria de Fátima Pessoa Viana Silva e reúne uma coletânea de 30 poemas, sendo dez de cada uma das autoras. O evento será nesta quinta-feira (5), no auditório da Escola, a partir das 19h.

A apresentação do livro é da desembargadora Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti. Quem assina o prefácio da obra conjunta é o presidente da Academia Paraibana de Poesia, presidente da União Brasileira de Trovadores da Paraíba e vice-presidente da União Brasileira de Escritores da Paraíba, Jairo Rangel Targino. As ilustrações do livro publicado pela Gráfica JB, ficam por conta do desenhista gráfico Antonio Cláudio Massa, e a capa é assinada por Martinho Sampaio.

Na apresentação do livro, a acadêmica e magistrada cita o imortal Machado de Assis, em seu poema "Círculo Vicioso", para definir cada escritora de "Matizes Poéticas". Segundo Maria de Fátima, o soneto de Machado de Assis alerta-nos sobre os talentos que cada um possui e que se deve valorizar. "Talentos que foram muito bem utilizados por essas três mulheres, cúmplices nesse trabalho poético, assumindo, cada qual, seu camimho de crenças e desvaneios, no intuito de tornar nossa realidade mais sublime", comentou.

"Quem me dera que fosse aquela loura estrela? / Desabafou o triste inseto. / Por que não nasci um simples vaga-lume? / Protestou o grande astro." São estes versos aos quais se refere a desembargadora.

 

Fonte: TJPB/Gecom - Fernando Patriota