
Com muita descontração, irreverência e música que foi lançado, em Cajazeiras, o Projeto “JusHumor.” Durante toda manhã desta quarta-feira (29), O auditório do Tribunal do Júri da comarca serviu de palco para as apresentações do humorista Marcelo Piancó, do juiz Onaldo Rocha de Queiroga, do Coral Luz Divina e do músico Léo Nóbrega. Esta é mais uma iniciativa cultural da Escola Superior da Magistratura (Esma), com apoio do Tribunal de Justiça da Paraíba, Sinjep, Aojep, Asstje e Rádio Alto Piranhas. Cajazeiras fica no extremo Sertão a 476 Km da Capital.
O show de Marcelo Piancó foi um apanhado dos seus 25 anos de carreira, mas com um leque de piadas voltado para o tema Justiça. “Eu classifico como uma iniciativa muito bacana, pois aproxima o Judiciário da sociedade, com a ideia básica de levar cultura, arte e riso para os servidores da Justiça paraibana. Posso adiantar que o show está muito divertido, já que me preocupei em trazer um pouco de cada comarca e suas peculiaridades para o espetáculo”, revelou Piancó. O “JusHumor” também atende às metas do diretor da Esma, desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides, no tocante à interiorização das atividades da Escola. O “JusHumor” ainda será apresentado em Guarabira, Campina Grande e João Pessoa
Para o idealizador do “JusHumor”, juiz Onaldo Rocha de Queiroga, a Esma tem se preocupado em humanizar o ambiente de trabalho nas mais diversas comarcas. “Nesta primeira etapa, escolhemos municípios que polarizam quatro regiões paraibanas – Sertão, Brejo, Borborema e Litoral. Em um segundo momento, vamos partir para o Cariri, Curimataú e Zona da Mata. Nossa intenção é alcançar o máximo de servidores possível”, destacou o magistrado. Na programação cultural, Onaldo Rocha de Queiroga ministrou a palestra “Vida.” Em sua explanação o juiz faz uma reflexão sobre o maior direito do ser humano; a vida. Segundo ele, durante as quatro versões do “JusHumor”, funcionários, magistrados, artistas e a comunidade poderão interagir culturalmente, com a possibilidade do surgimento de novos talentos n
A diretora do Fórum de Cajazeiras, Silvana Carvalho Soares, fez o lançamento do “JusHumor” ao lado do seu colega, Onaldo Queiroga. “Entendo que o foco deste projeto é desmistificar o Judiciário, ou seja, a Justiça pode ser leve e deve manter esse contato permanente como o cidadão”, comentou a julgadora. Também prestigiaram as apresentações os juízes Judson Kildere Faheina, Djacir Soares e Hígia Antônio Porto Barreto, como o promotor de justiça Márcio Gondim e os alunos de Direito da Faculdade São Francisco.o âmbito do TJPB.
Música - O coral infantil independente de Cajazeiras, Luz Divina, tem em sua formação 27 crianças, entre nove e 13 anos. O grupo interpretou músicas de populares. Um de seus organizadores, Francisco Damião Alves de Sousa, disse que “a grande preocupação é levar a música para as crianças do município e mostrar o poder de transformação que ela (a música) é capaz.” Já para músico Léo Nóbrega, que acompanha Marcelo Piancó nas paródias e também interpreta músicas populares brasileiras, “poder participar de todas as versões do “JusHumor” será uma grande experiência em minha carreira artística. Vou ampliar meu público e conhecer um pouco mais do mundo jurídico.”
Fonte: TJPB/Gecom – Fernando Patriota
29/08/2012