Gerência de Comunicação
O Diretório Acadêmico Tarcísio Burity da Universidade Federal da Paraíba, promove na manhã desta sexta-feira (28), no auditório Alcides Carneiro do Tribunal de Justiça, a II Simulação Internacional de Justiça. O tema deste ano é: “Da decisão interna à Corte Internacional de Justiça: teria o Brasil violado a Normativa Internacional? - Itália Versus Brasil: A Extradição de Cesare Battisti”. O evento tem a parceria do TJPB, através da Escola Superior da Magistratura – Esma.
A simulação é realizada por estudantes de direito, sob a coordenação do professor Marcílio Franca, e segundo Richelle Monteiro, vice-presidente do Diretório, o grande diferencial é a oportunidade dos alunos serem agentes na vivência de um caso real: “O aluno é o protagonista, é uma chance de aplicar os conhecimentos que ele obtém em sala”, explica.
Ígor Barbosa, coordenador de eventos do Datab , diz que a abertura do seminário foi realizada na Esma com a presença do ex-Ministro Francisco Rezek, juiz da Corte Internacional de Justiça. Houve também um mini-curso com o subprocurador geral da República, Carlos Eduardo Vasconcelos, sobre “Extradição: do direito interno ao direito penal internacional”: “Na simulação os alunos são o centro do evento representando o juíz da Corte Internacional, um grupo representa a Itália e outro o Brasil”, diz.
TJPB/Gecom
Com a estagiária Déborah Suelda