Ex-ministro do STF e ex-juiz da Corte de Haia, Francisco Rezek fala sobre Justiça Internacional na Esma, nesta terça-feira
Gerência de Comunicação, em 11/09/2012
O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal e ex-ministro das Relações Exteriores no governo Collor, Francisco Rezek, fará palestra nesta terça-feira (11), a partir das 19h, no auditório da Escola Superior da Magistratura (Esma), do Tribunal de Justiça da Paraíba, no Complexo Judiciário do Altiplano Cabo Branco.
De acordo com o diretor da Esma, desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides, uma parceria entre a Escola e o Diretório Acadêmico Tarcísio Burity (Datab), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), viabilizou a realização da palestra, que faz parte da II Simulação Internacional de Justiça.
A II Simulação Internacional de Justiça, conforme a vice-presidente do Datab, Michelle de Macêdo Monteiro, busca orientar os acadêmicos do curso de Direito sobre “o funcionamento dos organismos internacionais e os diversos institutos, a partir de palestras, oficinas, manuais e sessões simuladas”.
Perfil - José Francisco Rezek é doutor pela Universidade de Paris, em Direito Internacional Público e pesquisou mais tarde na Universidade de Oxford, onde foi eleito Honorary Fellow. Foi subprocurador-geral da República e ministro STF, presindo o Tribunal Superior Eleitoral (1989 e 1990).
Nos dois primeiros anos do governo Collor foi ministro das Relações Exteriores. Em 1997, estava aposentado do STF, quando foi eleito pelas Nações Unidas para um mandato de nove anos na Corte Internacional de Justiça, em Haia.
Atualmente, Francisco Rezek adovoga em São Paulo e leciona a disciplina de Teoria do Direito Internacional nos cursos de Mestrado e Doutorado em Direito do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB).
