Gerência de Comunicação
O diretor da Escola Superior da Magistratura (Esma), desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides, enfatizou a evolução que a instituição - braço acadêmico do Tribunal de Justiça da Paraíba - vem atravessando no tocante à especialização de juízes e servidores do TJPB. O desembargador instalou mais dois cursos destinados a funcionários e magistrados em quatro comarcas do Estado e disse que cerca de 350 servidores poderão aprofundar seus conhecimentos.As aulas dos cursos de 'Prática Judiciária' e de 'Planejamento Estratégico e Gestão Pública' tiveram início, na sexta-feira (28), em João Pessoa, Campina Grande, Patos e Cajazeiras. Ambos, realizados em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e com a Gerência de Capacitação de Pessoas Tribunal de Justiça.
O técnico judiciário da comarca de Pombal, Teófilo Júnior, começou o curso de Prática Judiciária em Patos. Ele falou do significado da valorização dos servidores por parte da Esma/TJPB. “Tenho 18 anos como técnico. Esta é a primeira vez que faço uma pós-graduação”, disse.
A aula inaugural em Patos e em Cajazeiras foi ministrada pelo doutor em Sociologia, Lemuel Dourado Guerra Sobrinho, da UEPB. Já em João Pessoa, o professor convidado foi Vicente de Paulo Barreto, livre docente da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e, em Campina Grande, a aula inaugural foi ministrada pelo reconhecido tributarista Adilson Rodrigues Pires, que leciona na UERJ e na Escola da Magistratura do Rio de Janeiro.
O desembargador João Benedito da Silva expressou seu contentamento pela iniciativa do projeto, que trará benefícios ao desenvolvimento profissional do corpo de colaboradores, repercutindo na busca da excelência tão almejada na missão do Tribunal.
TJPB/Gecom – Fernando Patriota