Seis magistrados aprovados no último concurso público para juiz de Direito do Poder Judiciário da Paraíba vão repassar as suas experiências, referentes aos primeiros oitos meses de vivência no Judiciário e às diversas fases do concurso, para os alunos da Escola Superior da Magistratura (Esma). A ação faz parte do projeto “Quintas Legais” que será retomado nesta quinta-feira (13), às 19h, pela Esma, com a realização de palestras para os alunos do Curso Preparatório à Magistratura, em Campina Grande.
A palestra será dividida em duas partes e acontecerá no CPM, na Faculdade de Direito da UEPB. Na primeira, os juízes vão tratar das fases do concurso público da magistratura, a exemplo das provas objetiva, oral, investigação social e o psicotécnico.
Caberá ao juiz Hugo Gomes Zaher, titular da comarca de Serra Branca, falar da prova objetiva; à juíza Barbara Berlusconi (Soledade) e Vanessa Maria Pereira (Soledade) vão tratar da prova oral; a investigação social ficará a cargo do juiz Antônio Eugênio Leite Ferreira Neto; e os juízes Philippe Guimarães Vilar (Cacimba de Dentro) e Diego Fernandes Guimarães (Pombal) vão falar sobre o teste psicotécnico.
Na segunda parte do “Quintas Legais” os magistrados vão realizar uma mesa redonda para debater sobre a vivência judiciária. Eles vão expor as dificuldades enfrentadas nos primeiros oito meses de atuação, em suas respectivas comarcas.
“Nós queremos levar para os alunos do CPM da Esma, em Patos, como foi a nossa mudança para atuar no interior da Paraíba, alguns vindo de outros estados. Os casos rotineiros na Comarca. São muitas responsabilidade e a maioria das pessoas que quer seguir a carreira de magistrado não está preparada para enfrentar os desafios de uma Comarca. A pessoa tem que ter vocação”, afirmou o juiz Antônio Eugênio.
Na opinião dos juízes, os cursos preparatórios ministrados pela Esma são muito importantes na formação dos novos magistrados, para que eles tenham uma noção do que vão enfrentar ao assumirem seus cargos.
Os seis juízes que vão participar do “Quintas Legais” foram aprovados no 52º Concurso para Juiz de Direito da Paraíba, que começou com cinco mil candidatos participando das provas objetivas. Desse total, 300 foram classificados para a prova de Sentença. Esse número foi reduzido para 44 candidatos, que participaram da prova oral e, ao final, foram aprovados e empossados 22.
Gecom – Eloise Elane
