Termina nesta quarta-feira (3), o curso ‘Laboratório de Aprimoramento Docente’ – estudo de caso como método pedagógico de ensino, promovido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). Magistrados da Justiça estadual estão participando. O evento promovido em parceria com a Fundação Getúlio Vargas está sendo realizado em Natal, e foi aberto nessa terça-feira (2).
O objetivo da Escola Nacional é propiciar aos magistrados formadores e aos servidores das escolas judiciais e da magistratura, que atuam na formação, a utilização do método de estudo de caso como uma ferramenta pedagógica para problematizar situações práticas da atividade judicial.
Segundo o coordenador de Formação Inicial e Continuada de Magistrados da Escola Superior da Magistratura (ESMA), juiz Marcos Coelho de Salles, “o estudo de caso sugere uma alternativa pedagógica problematizadora para qualificar a magistratura no enfrentamento de questões sociais complexas submetidas ao Poder Judiciário Nacional”.
O curso é destinado aos juízes formadores e os servidores da área pedagógica das escolas do Rio Grande do Norte, Maranhão, Piauí, Ceará, Paraíba, Sergipe e do Tribunal Regional Federal da 5ª Região. Na ocasião, sete juízes do Poder Judiciário estadual estão participando do laboratório.
A Escola Superior da Magistratura (ESMA) está sendo representada no evento pelos juízes coordenadores Marcos Coelho de Salles (de Formação Inicial e Continuada de Magistrados), Antônio Silveira Neto (de Ensino a Distância) e Maria Aparacida Gadelha (de Extensão).
Também estão participando os coordenadores do Curso de Preparação à Magistratura da 1ª e 2ª Circunscrição Judiciária Renata da Câmara Pires Belmont, Rosimeire Ventura Leite, Fábio José de Oliveira Araújo, além da professora e juíza Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas.
Por Marcus Vinícius