‘Paraíba Cultural’ é encerrado com homenagens, palestra e apresentações musicais

Notícia

Depois de três dias de eventos no Fórum Miguel Sátyro, o projeto ‘Paraíba Cultural: Rainha das Espinharas – Educação, Cultura e Desenvolvimento’, encerrou suas atividades na noite desta quinta-feira (18) na comarca de Patos. O último dia de programação reservou homenagens a personalidades que marcaram a história e a cultura do município, além de palestra sobre Guarda Compartilhada e apresentações musicais.

O projeto, idealizado pelo Tribunal de Justiça da Paraíba, Escola Superior da Magistratura (ESMA) e Rádio Tabajara, busca a aproximação cada vez maior entre o Poder Judiciário e a sociedade, através da execução de ações que valorizem expressões artísticas e realcem relevantes questões da área jurídica.

Para a diretora da Escola, desembargadora Maria das Graças Morais Guedes, além de aproximar a Justiça da população, o evento contribui para apresentar um novo e moderno Judiciário, que se preocupa com as causas da sociedade.

“A atual gestão da ESMA, que tenho a honra de dirigir, concretiza outra parcela do universo dos compromissos assumidos em suas várias etapas. Iniciamos as Semanas Culturais em meu sertão, vivendo e revivendo emoções, na consciência do cumprimento do meu dever acadêmico e cultural”, afirmou a diretora.

Na ocasião, o desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides ressaltou que a ESMA é o braço acadêmico do Tribunal no Estado. “Um evento cultural é importante porque faz com que as pessoas participem e isso provoca uma verdadeira interação entre a população e o Judiciário”, enfatizou.

O desembargador Saulo representou o presidente do TJPB, desembargador Marcos Cavalcanti, que está participando do Encontro do Colégio Permanente de Presidentes de Tribunais de Justiça, em Recife.

A prefeita do município de Patos, Francisca Mota, parabenizou o Poder Judiciário estadual e a ESMA pela realização do evento cultural na cidade. “Estamos vivendo um tempo em que a nossa sociedade cobra para que haja mais integração. Ao mesmo tempo em que estamos assistindo a um grande São João, como de Patos, está aqui o Tribunal de Justiça, preocupado em unificar essa Justiça com a nossa cultura”, pontuou.

Também o diretor adjunto da ESMA, juiz Ricardo Vital de Almeida, parabenizou o presidente da Corte estadual e a diretora da instituição acadêmica pela iniciativa do projeto ‘Paraíba Cultural’, na comarca de Patos. Ainda, segundo o magistrado, o evento teve uma mesclagem da área jurídica e cultural diversificada, bem como homenageou pessoas importantes da região das Espinharas.

O cantor Pinto Acordeon agradeceu pela homenagem recebida do Poder Judiciário estadual. “Um menino que vem de Conceição, filho de padeiro, com certeza recebe com todo o amor essa comenda, além de ficar envaidecido”, disse. Além do instrumentista e compositor, também foram homenageados Carlos Dantas Trigueiro, Duílio Wanderley de Araújo, José Gomes Alves, Manoel Messias do Nascimento, Romero Ábdon Queiroz da Nóbrega e Dinamérico Wanderley de Sousa.

Dando continuidade ao evento, a juíza Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas e o advogado Alexandre Nunes, presidente da Seccional patoense da Ordem dos Advogados, ministraram palestra a respeito da Guarda Compartilhada.

“A guarda compartilhada é precedida do entendimento entre os genitores. É um instrumento da paz no meio das famílias”, defendeu a magistrada.

A programação do ‘Paraíba Cultural’ foi finalizada com as apresentações musicais dos cantores Beto Brito e Aécio Nóbrega.

Participaram também o diretor do Fórum de Patos, juiz Ramonilson Alves Gomes, o coordenador acadêmico adjunto da ESMA, juiz Onaldo Rocha de Queiroga, a superintendente da Rádio Tabajara, Maria Eduarda Santos, o ex-deputado estadual Dinaldo Wanderley, além de magistrado e servidores da comarca, advogados, familiares dos homenageados e autoridades locais.

Por Marcus Vinícius