ESMAFE e ESMA: Abertas inscrições para juízes e servidores interessados no novo CPC

Notícia
Aula de tiro Acadepol PB

Estão abertas as inscrições para juízes e servidores, da Justiça Federal da 5ª Região e do Tribunal de Justiça da Paraíba, participarem do curso sobre “O Novo Código de Processo Civil”, a ser realizado no período de 13 e 14 de agosto, na Seção Judiciária da Paraíba, em João Pessoa. As inscrições para as 60 vagas presenciais podem ser efetuadas até o próximo dia 10 (segunda-feira).

O interessado poderá solicitar sua inscrição, mediante preenchimento do formulário, das seguintes formas: pessoalmente, no Setor de Treinamento da Sede da SJ/PB, na rua João Teixeira de Carvalho, 480, Brisamar, João Pessoa/PB ou na Secretaria da Escola Superior da Magistratura (Esma), no bairro do Altiplano. Também pode enviar um e-mail de solicitação para o destinatário [email protected] ou pelo site http://esma-acad.tjpb.jus.br.

Entretanto, no site da Esma, as inscrições só poderão ser efetuadas até às 12h dessa sexta-feira (7), em virtude da necessidade de encaminhar a lista de inscritos para a Escola de Magistratura Federal da 5ª Região (Esmafe-PB).

Encerrado o período de inscrição, a Esmafe-PB publicará a relação dos juízes e servidores inscritos dentre os números ofertados, encaminhando-a ainda para os e-mails indicados nas fichas de inscrição. Das 60 vagas presenciais oferecidas, duas são para juízes federais de cada uma das demais Seções Judiciárias (Alagoas, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba e Sergipe).

Ciente de que as Escolas têm como foco a educação profissional para a prática jurisdicional, o estudo do novo CPC surge como uma preparação para os magistrados atuarem sob a égide da nova legislação, que entrará em vigor no dia 16 de março de 2016, bem como manter um sistema de aperfeiçoamento continuado dos juízes e servidores.

O curso terá a duração de 20 horas-aulas para magistrados e servidores e, para aquisição do certificado, os participantes deverão obter frequência mínima de 75% em todas as atividades programadas. Além disso, os juízes devem ter conceito “ótimo” ou “bom” no relatório apresentado no final do curso.

Por Marcus Vinícius

Data: 13/08/2015 (quinta-feira)

HORÁRIO

CONTEÚDO

EXPOSITOR

 

 

09h às 10h45

O Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas (IRDR), o Incidente de Assunção de Competência (IAC) e Alterações no Sistema Recursal

 

Frederico Augusto Leopoldino Koehler

 

Professor Assistente da Universidade Federal de Pernambuco-UFPE. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual – IBDP. Juiz Federal.

10h45 às 11h

Intervalo para o café

11h às 13h

 

 

Grupos de discussão

Frederico Augusto Leopoldino Koehler

 

Professor Assistente da Universidade Federal de Pernambuco-UFPE. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual – IBDP. Juiz Federal.

13h às 15h45

Intervalo para o almoço

16h00 às 18h15

 

Principais inovações ocorridas no novo CPC e a nova filosofia do código

 

Proposta de enunciados

Francisco Barros Dias

Doutor em Direito Processual Civil. Professor da UFRN. Desembargador Federal aposentado.

 

18h15 às 18h30

Intervalo para o café

18h30 às 19h30

 

 

Aspectos Controvertidos do novo CPC

Fredie Didier

Livre-docente em Direito Processual pela Universidade de São Paulo. Pós-doutor pela Universidade de Lisboa. Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP.

 

Data: 14/07/2015 (sexta-feira)

 

HORÁRIO

CONTEÚDO

EXPOSITOR

08h00 às 10h30

 

Tutelas Provisórias, Poderes do Juiz, da Partes e Terceiros.

Marcos Aurélio Nascimento Netto

Professor Assistente de Direito Processual Civil da UNICAP - Universidade Católica de Pernambuco na graduação e Professor convidado da Pós-Graduação. Mestre em Direito pela UNICAP.

10h30 às 10h40

Intervalo para o café

10h40 às 12h20

 

 

Proposta de enunciados

Marcos Aurélio Nascimento Netto

Professor Assistente de Direito Processual Civil da UNICAP - Universidade Católica de Pernambuco na graduação e Professor convidado da Pós-Graduação. Mestre em Direito pela UNICAP.

12h20 às 14h00

Intervalo para o almoço

14h00 às 16h30

 

Micro-sistema das demandas de massa

Jaldemiro Rodrigues

Doutorando pela PUC-SP. Mestre pela UNICAP- Universidade Católica de Pernambuco. Professor de processo Civil da Escola Superior da Advocacia – ESA-PB. Advogado.

 

16h30 às 16h40

Intervalo para o café

16h40 às 18h20

 

O Novo Regime das Decisões Interlocutórias

Rinaldo Mouzallas

Mestre em direito Processual Civil. Advogado. Professor da UFPB.

 

18h20

Plenária e encerramento Bruno Teixeira de Paiva

Juiz Federal Diretor da ESMAFE-PB.

Mestre e Doutorando em Direito.

Juiz Auxiliar da Corregedoria do TRF5.