Buscando cada vez mais o aperfeiçoamento dos magistrados do Estado, a Escola Superior da Magistratura (Esma) concluiu, na tarde desta sexta-feira (11), o curso ‘Inteligência Digital’. As aulas, que tiveram início na quinta-feira (10), foram ministradas pelo especialista Alessandro Gonçalves Barreto e contou com a participação de quase 30 juízes e desembargador do Tribunal de Justiça da Paraíba.
O palestrante abordou questões sobre técnicas e mecanismos de investigação policial, a coleta e busca de dados em ambientes digitais, virtuais ou não, por meio de tecnologias e ferramentas existentes em fontes abertas e/ou restritas.
“É muito importante essa interação Polícia e Judiciário para informar o que está ocorrendo hoje, em razão das novas tecnologias utilizadas pelos criminosos e como o Poder Judiciário pode fazer para que as decisões tenham efetividade”, disse Alessandro.
Na ocasião, o desembargador Joás de Brito Pereira Filho ressaltou que a tecnologia digital tem avançado constantemente, e esse curso possibilita que o magistrado encontre os caminhos para desvendar crimes, inclusive quando há conteúdo pornográfico na internet. “Hoje estamos tendo conhecimento técnicos específicos para puder conseguir a efetividade dessa decisão judicial”, afirmou desembargador Joás.
Do mesmo modo, o juiz Fábio José de Oliveira Araújo ressaltou que esse curso permite ao juiz ter conhecimento de uma realidade cotidiana. “O curso permite melhor nos informar e, consequentemente, dar maior efetividade às nossas decisões no que se refere especificamente ao Direito Digital”.
No final das aulas, os magistrados foram avaliados por meio de atividade conduzida pelo professor com a apresentação de seminário sobre estudo de casos, em que restaram aplicados os ensinamentos obtidos nas aulas, sua repercussão na mudança de comportamento e a importância dos seus resultados.
Por Marcus Vinícius