Tribunal de Justiça homenageia Esma pelos seus 32 anos de funcionamento

Notícia
Fonte da imagem: http://www.tjmg.jus.br/infancia-e-juventude/coordenadoria/

Image
O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) homenageou, na manhã desta quarta-feira (23), os 32 anos de instalação e funcionamento da Escola Superior da Magistratura (Esma) no Estado, que serão completados na próxima sexta-feira (25). Na abertura da sessão ordinária, a desembargadora Maria das Graças Morais Guedes, diretora da Escola, fez um breve histórico sobre as mais de três décadas de atividades acadêmicas da Instituição de Ensino.

A Esma, que é o braço acadêmico do Tribunal de Justiça no Estado, foi criada por meio da Resolução nº 05/1983 do Poder Judiciário paraibano. De acordo com a desembargadora Maria das Graças, a Esma contribuiu, nesse período, para a formação e aperfeiçoamento humanístico, filosófico, cultural, psicológico, social, científico e tecnológico dos magistrados e servidores do Judiciário, além dos bacharéis em Direito interessados em ingressar na carreira da Magistratura.

“A Esma contribui permanentemente na atualização dos magistrados, tendo em vista os desafios impostos pelas grandes transformações sociais. É espaço de reflexão e disseminação do saber e experiências jurídicas, visando aproximar, cada vez mais, a magistratura da sociedade”, afirmou a diretora.

Ainda segundo a desembargadora Maria das Graças, a Instituição também está preocupada com a capacitação dos servidores do TJPB, com o propósito de aperfeiçoar, agilizar e facilitar a distribuição da Justiça no Estado.

O presidente da Corte, desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, parabenizou a direção administrativa da Escola pela data comemorativa, bem como o corpo docente, os servidores e seus ex-diretores. Do mesmo modo, o desembargador Leandro dos Santos, que também prestou homenagens a Esma, apresentou algumas realizações promovidas durante o ano de 2015.

O desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos, que exerceu a direção da Esma, bem como leciona na instituição, ressaltou que a entidade acadêmica foi uma das primeiras escolas da Magistratura instalada no Brasil, através de uma iniciativa visionária do desembargador Almir da Fonseca Carneiro. “A desembargadora Graça fez bem relembrar essa criação da Esma, que é uma vitória do Poder Judiciário paraibano”, disse.

 

Por Marcus Vinícius