Durante os próximos três dias, a comarca de Campina Grande recebe o projeto “Paraíba Cultural: Rainha da Borborema”. O evento foi aberto na noite desta terça-feira (20) pela diretora da Escola Superior da Magistratura (Esma), desembargadora Maria das Graças Morais Guedes, no auditório do Tribunal do Júri do Fórum ‘Affonso Campos’.
Essa é a segunda edição do evento que busca a aproximação com a sociedade local, através da execução de ações que valorizem expressões artísticas e realcem relevantes questões da área jurídica. O projeto, que é promovido pelo Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), a Esma e a Rádio Tabajara, conta com o apoio da Associação dos Magistrados da Paraíba, Universidade Estadual da Paraíba e da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba.
Na abertura, a desembargadora Maria das Graças ressaltou que a comunidade jurídica e a população em geral buscam um momento de interação e enriquecimento jurídico e cultural. “Ações como esta aproximam cada vez mais o cidadão do Judiciário, ao abrir suas portas para oferecer cultura, humor, história, música, além de temas jurídicos”, disse a diretora.
Para o diretor do Fórum de Campina Grande, juiz Vandemberg de Freitas Rocha, iniciativa como essa é de grande importância tanto para o meio jurídico quanto cultural, além de possibilitar uma verdadeira interação entre a população e o Judiciário. Do mesmo modo, o juiz Onaldo Queiroga afirmou que quando há uma suavidade em termos de eventos entre a parte jurídica e cultural, a Justiça quebra, de certa forma, aquela rigidez de que o Poder Judiciário transmite perante a população.
O desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides que, na ocasião, representou o presidente do TJPB, desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, ressaltou que a Esma vem fazendo história nos últimos anos e nessa gestão está sendo aprimorada no sentido de fazer a integração entre o Judiciário da Paraíba e a sociedade civil.
“A Escola da Magistratura sempre teve um papel decisivo nessa vanguarda cultural na Paraíba”, disse o desembargador Saulo.
Já o presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB), juiz Horácio Ferreira de Melo Júnior, assegurou que o propósito desse projeto, é aproximar o Tribunal de Justiça da sociedade. “É isto que a gente tem de buscar, mostrando ao povo o que é o nosso Tribunal e o significado que ele representa para toda a Paraíba”, disse.
Já o diretor-adjunto da Escola, juiz Ricardo Vital de Almeida, afirmou que além de palestras, humor e música, o projeto homenageará personalidades marcantes na história e na cultura do município de Campina Grande. Neste primeiro dia, foram homenageados os tabeliões Inana Cunha Lima, Ivandro Cunha Lima, Antônio Aladin Cordeiro, Ant^nio Hamilton Fechine, Sarah Fechine e Neide Braga, além do juiz Vandemberg de Freitas e da professoria Yara Macedo Lyra.
A programação jurídica e cultural teve início com a palestra da juíza Silmary Queiroga Vita sobre ‘Guarda Compartilhada’. Ela ressaltou, na ocasião, que a guarda compartilhada é precedida do entendimento entre os genitores, além de ser um instrumento da paz no meio das famílias.
“A Guarda Compartilhada é um divisor de águas, bem como impõe aos pais um sentimento de cuidados dos filhos. O filho não como um troféu, mas o filho como resultado daquela união e como um ser que merece ser protegido pela família genitora, independente de estarem casados ou não”, afirmou.
Encerrando as atividades do primeiro dia, ocorreu uma exposição sobre a Rádio Tabajara e apresentação do comediante paraibano Marcelo Piancó. O evento contou ainda com a participação do deputado estadual, Bruno Cunha Lima, do presidente da OAB-Pb, seccional de Campina Grande, José Fernandes, do reitor da UEPB, Antônio Rangel Júnior, e do representante da Rádio Tabajara, césar Lira, além de outras autoridades.
Dando continuidade ao evento, nessa quarta-feira (21), a partir das 15h, a Tabajara promoverá um programa radiofônico voltado aos estudantes de escolas públicas e privadas de Campina Grande, mostrando a história da Rádio no Estado.
A partir das 19h o diretor-adjunto, juiz Ricardo Vital de Almeida, e o advogado Sheyner Yasbeck Asfora debaterão sobre “A Redução da Maioridade Penal”. Depois, será a apresentação do músico Luizinho Calixto e seu Fole de 8 Baixos.
Já na quinta-feira (22), o evento terá início, às 15h, com a “Oficina de Fole de 8 Baixos”. Às 19h ocorrerá a entrega de comendas as personalidades marcantes na história e na cultura do município de Campina Grande. Logo em seguida, o desembargador Leandro dos Santos ministrará palestra sobre o ‘Novo Código de Processo Civil’. A programação do Paraíba Cultural será finalizada com a apresentação musical do cantor Capilé.
Por Marcus Vinícius


