O curso, que começou nessa quinta-feira (12), visa capacitar os juízes a fim de aperfeiçoar o relacionamento do Judiciário com os veículos de comunicação. As aulas estão sendo ministradas pela Oficina da Palavra, com exposições e exercícios práticos preparando os magistrados para bem lidar, nas mais diversas situações profissionais, com os veículos de comunicação.
Para o juiz Marcos Coelho de Salles, da 1ª Vara da Fazenda Pública da Capital, uma das mais recorrentes reclamações da sociedade e da imprensa, além da morosidade, é a deficiência de comunicação do Poder Judiciário, dos desembargadores, juízes e, também, servidores com a população.
“Em boa hora, o Tribunal de Justiça a Esma unem esforços para formar melhor os seus juízes no que diz respeito à comunicação, tornando mais transparente e melhorando à comunicação”, afirmou o magistrado.
A diretora de Consultoria e Treinamentos da Oficina da Palavra, Miriam Moura, ressaltou que é fundamental que os porta-vozes de gestores em geral se capacitem, para saberem se comunicar com a sociedade, porque contribui para divulgar o trabalho e atuação das instituições.
‘Esse curso trata-se de uma capacitação, sensibilização e de uma conscientização de que a comunicação é sim e deve ser vista como uma das aliadas das instituições para se comunicar com a população. O Poder público tem de ser transparente e prestar contas de suas atividades para a sociedade”, disse Miriam.
A realização do curso faz parte de um dos 21 projetos do Planejamento Estratégico do Tribunal de Justiça da Paraíba, previsto para o período de 2015-2020. Denominado “Monitoramento e melhoria da imagem institucional”, o projeto visa estabelecer uma política de monitoramento através de pesquisa da imagem institucional; capacitações de servidores e magistrados; entre outros objetivos.
A Oficina da Palavra empresa espacializada em elaboração e implementação de estratégias de comunicação interna e externa para organizações públicas e privadas, com 10 anos de atividade em media training,
Por Marcus Vinícius
