Escolas de Formação de Magistrados
debateram o perfil do juiz do século XXI
Depois de três dias de atividades, terminou nessa quarta-feira (16) o I Encontro de Diretores de Escolas de Formação de Magistrado, em Brasília. A diretora da Escola Superior da Magistratura (Esma), desembargadora Maria das Graças Morais Guedes, participou dos debates sobre a formação do juiz brasileiro.
O Encontro, que teve como tema principal ‘O Juiz do Século XXI’, foi uma ação conjunta das escolas Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e Judiciária Eleitoral (EJE) e do Centro de Estudos Judiciários da Justiça Militar da União (Cejum).
A vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, que palestrou na abertura do Encontro, ressaltou que o perfil do juiz do século XXI é ainda algo a ser devidamente equacionado, no sentido de se saber o que a sociedade demanda, para que ele próprio saiba o que precisa fazer.
Participaram dos debates representantes de 27 Escolas de Magistratura dos Estados, 27 Escolas de Magistratura dos Tribunais Eleitorais, 24 Escolas de Magistratura dos Tribunais da Justiça do Trabalho, 5 Escolas de Magistratura dos Tribunais Regionais Federais, 3 Escolas de Magistratura da Justiça Militar Estadual e uma Escola de Magistratura da Justiça Militar Federal, além das Escolas de Magistratura associativas.
Por Marcus Vinícius