A diretora da Escola Superior da Magistratura (Esma), desembargadora Maria das Graças Morais Guedes, tomou posse nessa segunda-feira (7) como membro efetivo e vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). A cerimônia ocorreu na sala de sessões “Desembargador Hermes Pessoa”, localizada no prédio do TRE-PB, na Capital. A magistrada ocupa a vaga decorrente do término do biênio do desembargador João Alves da Silva.
A empossada foi saudada pelo juiz membro, Breno Wanderley César Segundo, em nome da Corte, pelo procurador regional Eleitoral da Paraíba, João Bernardo da Silva, e por Sheyner Asfora, representando o Ministério Público Federal Eleitoral e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Seccional Paraíba.
A vice-presidente é a primeira mulher a integrar a Corte Eleitoral do Estado. Na ocasião, a magistrada falou a respeito do novo desafio na carreira da jurídica.
“A emoção é a mesma de quando cheguei ao Tribunal, a única diferença é ser a primeira mulher a integrar a Corte. Me sinto muito bem em poder estar aqui hoje, é uma honra muito grande, sei a responsabilidade do cargo. Como mulher, espero que esse seja não o caminho, mas que a partir daí, todas as mulheres da carreira jurídica da magistratura pensem também em viver a magistratura como eu vivi, que um dia, certamente, chegarão aonde desejam”, disse a desembargadora Graça.
O novo presidente do TRE-PB, desembargador José Aurélio da Cruz, disse que a oportunidade para homens e mulheres é a mesma, que todos são iguais perante a lei e que em uma eleição para integrar a nova mesa não poderia ser diferente.
“Acredito que o Tribunal Regional Eleitoral está bem servido com a chegada da desembargadora Maria das Graças. É uma companheira excelente, detentora de um vasto currículo, grande desembargadora, colega e companheira de Câmara. Estou feliz em dar a posse a desembargadora no dia de hoje”, afirmou o desembargador-presidente.
Por Marcus Vinícius
Gecom / Diretori de Comunicação Institucional / Marcus Vinícius