Esma já formou mais de 500 alunos no CPM em Campina Grande

Notícia

A Unidade II da Escola Superior da Magistratura (Esma), em Campina Grande, prepara desde o ano de 1997, os bacharéis em Direito com ênfase à carreira da Magistratura estadual. Neste período, a instituição de ensino já formou mais de 500 alunos no Curso de Preparação à Magistratura (CPM).

De acordo com a coordenadora acadêmica da Esma, juíza Ana Christina Penazzi, o CPM em Campina Grande tem proporcionado uma interiorização da Escola, de forma a possibilitar ao público local e cidades circunvizinhas uma grande oportunidade de aprofundamento do conhecimento jurídico, realizando sonhos de pessoas que não poderiam deslocar-se para a Capital.

“Isso tem um grande significado, principalmente quando se verifica o sucesso do aprendizado e do aumento, a cada ano, na procura de vagas para o curso”, disse a magistrada.

Segundo João Trigueiro Castelo Branco, discente do CPM de Campina Grande, é de grande importância o CPM na vida do profissional jurídico e daqueles que visam realizar o sonho de se tornar Juiz de Direito. “Com as trocas de experiências geradas pelo nossos professores das mais diversas áreas do mundo jurídico, podemos aperfeiçoar os conhecimentos em todos os ramos cobrados pelos concursos da magistratura pelo país”.

Já para o estudante Delane Silva da Matta Bonfim, o curso fornece uma base teórica e prática para os estudos preparatórios para a carreira jurídica da magistratura, tendo em vista possuir uma matriz curricular voltada as matérias mais destacadas do conteúdo programático previsto para o certame, bem como a participação de renomado corpo docente.

“Aliado a isso, fomenta uma formação humanística, ética e social para quem pretende exercer a função jurisdicional, destacando a relevância e o compromisso da missão do juiz na proteção e garantia da intangibilidade dos direitos fundamentais e do Estado Democrático de Direito”, ressaltou Delane.

O corpo docente do curso é constituído por doutores, mestres, especialistas e profissionais de reconhecido saber. Os alunos têm aulas de estudos básicos, essenciais, especializados e humanísticos, além de aulas práticas nos Juizados Cíveis e Criminais, e nas Varas Cível, Criminal e Fazenda Pública.

Em outubro do ano passado, a diretora da Escola, desembargadora Maria das Graças Morais Guedes, buscando oferece maior conforto e estrutura aos magistrados, servidores e alunos, entregou a reforma das instalações da unidade de ensino de Campina.

“Ao longo dos anos, a instituição, que é um órgão de apoio do Tribunal de Justiça com o qual podemos sempre contar, vem procurando estimular a busca do conhecimento, voltada para a preparação, aperfeiçoamento e formação de magistrados compromissados com a Magistratura, além dos bacharéis em Direito”, ressaltou, na ocasião, a desembargadora.

O local passou a disponibilizar uma área mais ampla de descanso para os docentes, nova secretaria e sala de professores, além de proposta futura de abertura de novas salas para os cursos. A Esma conta com 70 discentes, em Campina Grande, nos cursos de ‘Especialização em Direitos Humanos, Econômicos e Sociais’ e ‘Preparação à Magistratura’ (CPM).

Por Marcus Vinícius