
O periódico será lançado no segundo semestre deste ano
Na noite desta segunda-feira (6), o assessor da Diretoria da Escola Superior da Magistratura (Esma), Ivan Costa, apresentou a magistrados, servidores e alunos da instituição de ensino a proposta da Revista ‘Palavra Acadêmica’. Na ocasião, ainda, foram mostrados os tipos de publicações, além de explicações sobre algumas normalizações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O evento ocorreu na própria sede da instituição de ensino, no bairro do Altiplano, em João Pessoa.
A Revista Palavra Acadêmica é parte integrante dos mecanismos de divulgação e fomento acadêmico da Esma e objetiva a publicação das informações internas da instituição, seus eventos e documentos, além de artigos, resenhas e ensaios de cunho jurídico ou interdisciplinares, mas com contribuição direta ou indireta ao campo do Direito e da formação de seus operadores e servidores.
O evento foi aberto pela diretora da Esma, desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti, que ressaltou ser muito importante para o operador do Direito, e para quem almeja alcançar um espaço maior na magistratura ou em qualquer outra área jurídica, tenha textos publicados.
“Essas publicações serão muito válidas para fazer o diferencial em qualquer currículo de quem se submete a concurso público”, ressaltou a desembargadora Fátima.
Já Ivan Costa afirmou que se a Esma quer se firmar como uma Escola Jurídica, é fundamental ela manter uma publicação periódica desses trabalhos. “Não há como uma Escola, que forma especialista, deixar de valorizar a publicação científica”. Ainda segundo o assessor da Esma, a primeira edição da Revista será lançada no segundo semestre deste ano.
Para fins de operacionalização e harmonização, seguem alguns critérios para a publicação dos textos: os artigos, resenhas e ensaios deverão abordar assuntos ligados a temas jurídicos ou afins, ter entre 2500 e 6000 palavras, mais informações podem ser obtidas em http://esma.tjpb.jus.br/regras-para-publicacao.
Programa – No último dia 31, a diretora da instituição de ensino, desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti, lançou o programa ‘Palavra Acadêmica’. O evento, que aconteceu na Esma, contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque.
“Esse projeto tem tudo para dar certo porque vamos agregar conhecimento, partilhar experiência e saber, visando a melhoria acadêmica”, destacou a diretora.
A inciativa busca oferecer a magistrados, servidores, alunos, professores e colaboradores da Escola um espaço para publicação de artigos, resenhas e ensaios no site da instituição de ensino, bem como a valorização dos trabalhos intelectuais e acadêmicos de todos que integram o corpo docente, discente e administrativo da Esma.
Por Marcus Vinícius