História da comarca de João Pessoa será lançada nesta terça-feira no TJPB

Notícia

O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) vai lançar nesta terça-feira (29), às 16h, na Sala de Sessões do Tribunal Pleno, mais um fascículo sobre a história das unidades judiciárias do Estado, desta vez “História da Comarca de João Pessoa”, de autoria da desembargadora Fátima Bezerra, atual presidente da Comissão Especial de Cultura e Memória do Poder Judiciário estadual e diretora da Escola Superior da Magistratura (ESMA).

Na ocasião também será lançada a Revista do Foro Volume 136 – Ano 2015.1. A solenidade será conduzida pelo presidente da Corte, desembargador Marcos Cavalcanti.

O projeto da Coleção História das Comarcas foi criado na gestão da desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti (quando o atual presidente do TJPB, desembargador Marcos Cavalcanti, era o presidente da Comissão Especial de Cultura e Memória do Poder Judiciário estadual).

De lá para cá alguns volumes já foram lançados. Trata-se de um trabalho de pesquisa da maior importância. A iniciativa busca reescrever a história de todas as 77 comarcas, desde suas criações e instalações até os dias atuais.

Quem apresenta o prefácio é o escritor e historiador Humberto Mello, que ressalta a importância literária da pesquisa da magistrada: “Fátima Bezerra enfrentou esse duro desafio e saiu-se airosamente. Com efeito, a autora nos oferece uma visão panóptica, não se restringindo à Comarca em si, mas referenciando toda Paraíba, histórica e administrativamente. Afinal, como já dito, por alongado tempo, a comarca fora ímpar na então Capitania da Parahyba´´, e toda a sua extensão estava sob jurisdição única. Trazer o nome de quantos estiveram à frente da comarca, por todos esses séculos, é missão quimérica, mas se fez factível, conforme a proposta da obra: a lista dos principais nomes, com respectivas denominações – estranhas aos ouvidos de hoje”, registrou.

Com 196 páginas, o livro da magistrada traz quatro longos capítulos, além de mapas e fotografias. Revisão de conteúdo e de texto de Ivan Costa, editoração e projeto gráfico Martinho Sampaio, capa Milton Nóbrega (In Memorian) e fotos de Ednaldo Araújo.

 

Gecom