Desembargador Marcos Cavalcanti assume diretoria da ESMA

Notícia

Ele é o 16º magistrado a assumir a Escola nos seus 33 anos de instalação

Des. Cavalcanti tomando posse na Esma

O desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque tomou posse, na noite desta quinta-feira (2), no cargo de diretor da Escola Superior da Magistratura (ESMA). O magistrado foi empossado na direção da instituição de ensino pelo presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Joás de Brito Pereira Filho. A solenidade de posse ocorreu no auditório da Escola “Desembargador Sebastião Sinval Fernandes”, em João Pessoa.

Na direção da ESMA, o desembargador Marcos Cavalcanti passa a substituir a desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti. O novo diretor, que ficará à frente da Escola no biênio 2017/2018, é o 16º magistrado a dirigir a ESMA. A instituição de ensino, que é o braço acadêmico do Tribunal de Justiça no Estado, foi criada por meio da Resolução nº 05/1983 do Poder Judiciário estadual.

A desembargadora Fátima Bezerra disse, ao iniciar seu discurso, que a ESMA é um templo do saber, ao tempo que desejou ao novo diretor que ele promova um trabalho melhor do que o realizado durante sua administração. Ela também fez questão de parabenizar o ex-diretor adjunto da Escola, juiz Ricardo Vital de Almeida, e toda equipe de servidores da instituição na busca do desenvolvimento e aperfeiçoamento da Escola.

Em seguida, o novo diretor afirmou, em seu pronunciamento, que a ESMA é a joia rara e orgulho do Poder Judiciário do Estado. “E esse orgulho, podemos afirmar, contagia a todos que por aqui têm a honra de passar, seja como gestor, como professor, aluno ou funcionário”.

O pres. Joás de Brito cumprimentando o novo diretor da Esma

O desembargador Marcos Cavalcanti apresentou alguns dos projetos que pretende implantar ao longo dos próximos dois anos. “Formatei um planejamento e já tenho o esboço do projeto que desejo implementar à frente desta conceituada Academia. Entre outros, destaque para novos cursos de capacitação e implantação de um curso de pós-graduação, um mestrado, e uma graduação para os servidores do Poder Judiciário”.

Por fim, ele fez questão de pedir a Deus, que ao final da missão possa olhar para trás com o sentimento do dever cumprido. “Mais do que isso, ter a certeza de que o meu trabalho, de alguma forma, pôde contribuir para o avanço do ensino, ou, ao menos, tenha sido digno de manter os propósitos e valores sobre os quais foram erigidos os pilares desta grande instituição educativa”.

Encerrando a solenidade, o desembargador Joás de Brito afirmou que é motivo de honra e alegria poder, na condição de presidente do Judiciário estadual, dar posse ao desembargador Marcos Cavalcanti no cargo de diretor da ESMA.

“Digo isso na certeza de que esta escola não poderia estar em melhores mãos, sem desmerecer aos demais que por aqui passaram. Aliás, a ESMA tem sido bem conduzida desde a sua fundação”, disse o presidente. Ele também fez questão de enaltecer e parabenizar as desembargadoras Fátima Bezerra e Maria das Graças Morais Guedes, pela grande gestão compartilhada que realizaram à frente da Escola no biênio 2015/2016.

A cerimônia, ainda, contou com a presença dos desembargadores João Benedito da Silva (vice-presidente), José Aurélio da Cruz (corregedor-geral de Justiça), Márcio Murilo da Cunha Ramos e Arnóbio Alves Teodósio, do diretor Especial, Mário Roberto Filho, do procurador-geral do Estado, Gilberto Carneiro, do novo diretor-adjunto da ESMA, juiz Eduardo Carvalho, além de magistrados, familiares do diretor e servidores da Justiça.

Por Marcus Vinícius