Professor norte-americano ministra palestra na Facisa sobre ‘Mediação e Arbitragem’

Notícia

 

Com auditório lotado, professor Randell falou sobre mediação e Arbitragem

A Sala de Cinema Didático da Faculdade Facisa, em Campina Grande, foi palco, na noite desta quarta-feira (3), não para exibição de um filme, mas para a palestra sobre ‘Mediação e Arbitragem’. A conferência, que teve como ministrante o professor norte-americano Randell Lee Wilkison, faz parte do projeto ‘Café com Lei’ da Escola Superior da Magistratura (ESMA).

O evento foi aberto pelo diretor da instituição de ensino, desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, e contou com a presença de mais de 100 pessoas. “Estamos trazendo os assuntos mais importantes e mais atuais no país para serem discutidos com os magistrados e servidores da Justiça estadual, alunos de Direito e a comunidade em geral. Este é o intuito da direção da Escola”.

Na ocasião, o professor Randell Lee, que é juiz aposentado do condado de Orange no estado norte-americano da Califórnia, apresentou aos participantes suas experiências tanto nos Estados Unidos, especificamente no Estado da Califórnia, quanto no Brasil, bem como fez comparações e desafios que é enfrentado pelo tema.

“Temos de ter a Conciliação e a Mediação para resolver cada vez mais o número de ações”, disse o palestrante. Ele, ainda, enfatizou que na Califórnia 95% dos casos são resolvidos por meio da mediação e apenas 5% seguem para julgamento.

Para o juiz de Direito e coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça da Paraíba, Bruno Azevedo, “há todo um esforço do estado brasileiro para de fato estabelecer uma nova cultura por meio de sistema multiportas, onde existem várias formas de solucionar o conflito, ou seja, de se buscar a Justiça”.

Presente a conferência, o aluno Delane Silva da Mata do Curso de Preparação à Magistratura (CPM) da ESMA ressaltou que a mediação e arbitragem ganharam bastante destaque no âmbito dos meios alternativos de resolução de conflitos. “As pessoas ainda buscam bastante resolver seus conflitos através do processo judicial”.

O diretor do Curso de Direito da Facisa, Tércio de Sousa Mota, afirmou que é uma honra receber a temática já que é uma das mais relevantes possíveis para o curso e a sociedade. “Palestra dessa envergadura dentro da nossa instituição, certamente terá muito a trazer a título de conhecimento e, principalmente, reflexão. Fazer e despertar nos nossos alunos, o espírito crítico e reflexivo, no que diz a atuação e operacionalidade do Direito quanto profissionais no futuro”.

A palestra também contou com a presença da coordenadora acadêmica da ESMA em Campina Grande, juíza Anna Chrsitina Penazzi, dos magistrados José Ferreira Ramos Júnior, Inácio Jário Queiroz de Albuquerque e Ely Jorge, José Iran, e da coordenadora-adjunta do Curso de Direito da Facisa, Maria Edneusa, além de alunos da Faculdade e do CPM.

Por Marcus Vinícius