Cerca de 30 juízes participaram de curso sobre ‘Prática no Plantão Judiciário’

Notícia

O curso sobre “Prática no Plantão Judiciário”, para cerca de 30 magistrados, no Fórum ‘Affonso Campos, na Comarca de Campina Grande, foi concluído nesta sexta-feira (9). O evento, que teve início na quinta-feira (8), foi promovido pela Escola Superior da Magistratura (ESMA), e faz parte do Projeto ‘ESMA nas Comarcas’.

A iniciativa foi credenciada pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), e destinada ao aperfeiçoamento de juízes, para fins de vitaliciamento e, ainda, para promoção pelo critério de merecimento.

Para o diretor-adjunto da ESMA, que também participou das aulas, juiz Eduardo José de Carvalho Soares, o curso foi muito importante em razão da diversidade das matérias debatidas.

“Os dois ministrantes, os juízes José Ferreira Ramos Júnior e Ely Trindades, deram uma visão geral a todos aqueles que atuam nos plantões judiciários em diversas matérias cíveis, criminais, fazenda pública e infância e juventude, e, assim, proporcionaram, entre os colegas, uma troca de experiência de casos concretos e vivenciados, facilitando o enfrentamento de problemas nos próximos momentos’’.

O diretor-adjunto ressaltou, ainda, que o projeto é um método bastante interessante, porque não são aulas acadêmicas formais, mas uma reunião e um encontro de magistrados que trocam experiências por meio de uma orquestração dos palestrantes, que, de forma harmônica e integrativa, faz com que os participantes encontrem soluções mais adequadas para os problemas que possam surgir no futuro.

Já segundo o ministrante, juiz Ely Trindade, o curso possibilitou que os magistrados discutissem e analisassem os aspectos das Resoluções do Conselho Nacional de Justiça e, também, do Tribunal de Justiça da Paraíba, que tratam sobre o plantão o judiciário, identificando as causas que são passíveis de apreciação pelo juiz durante o plantão.

Por Marcus Vinícius

DICOM

 

Image
 

Image