O Diretor da Escola Superior da Magistratura (Esma), desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, foi homenageado, nesta sexta-feira (1º), durante as comemorações dos 15 anos de fundação da Escola Judiciária Eleitoral da Paraíba (EJE-PB). A solenidade ocorreu na Sala de Sessões da Justiça Eleitoral, em João Pessoa, durante o seminário Seminário ‘Reforma Política e Eleitoral’.
A homenagem ao desembargador Marcos Cavalcanti, que foi presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) em 2010, deu-se em virtude dos relevantes serviços prestados à Corte Eleitoral. A condecoração foi entregue pelo diretor do EJE-PB, e membro do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), juiz Antônio Carneiro de Paiva Júnior,
“A Escola Judiciária Eleitoral vem, ao longo dessa primeira década, capacitando e aperfeiçoando com o que há de melhor e mais atual os senhores juízes, promotores eleitorais e servidores da Justiça”, disse o diretor da Esma, ao receber a condecoração.
A Escola Judiciária, que é o braço acadêmico do TRE-PB no Estado, foi fundada por iniciativa do desembargador Marcos Cavalcanti. No dia 25 de setembro de 2002, a Corte Eleitoral aprovou a Resolução nº 07, a qual transformou o Centro de Estudos ‘Desembargador Flodoardo Lima da Silveira’ em Escola Judiciária Eleitoral ‘Desembargador Flodoardo Lima da Silveira’ do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba.
Desta forma, a Paraíba foi o primeiro estado a instalar a Escola Judiciária Eleitoral, já que até aquele momento, apenas a Escola Judiciária do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) havia sido criada pelo então ministro Sávio de Figueiredo Teixeira.
Seminário - O evento, que teve início na quinta-feira (31), foi aberto pela presidente do TRE-PB, desembargadora Maria da Graças Morais Guedes. Na ocasião, ela afirmou que o seminário propõe “debate palpitante” acerca dos temas que envolvem a Reforma Política e Eleitoral.
Por Marcus Vinícius