A Escola Superior da Magistratura (Esma) homenageou, na noite desta quinta-feira (21), o desembargador Rogério Fialho Moreira, do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, com a medalha e o diploma do Mérito Acadêmico ‘Desembargador Simeão Fernandes Cardoso Cananéa’. O magistrado recebeu as homenagens das mãos dos desembargadores Marcos Cavalcanti de Albuquerque, diretor da Esma, e João Benedito da Silva, presidente em exercício do Judiciário estadual.
A honraria, encerrou as festividades alusivas aos 34 anos de fundação da Instituição de Ensino. A solenidade foi realizada na própria sede da Esma, em João Pessoa, e a condecoração ao desembargador Rogério Fialho foi deferida em virtude dos relevantes serviços prestados pelo magistrado à Escola, que é o braço acadêmico do Tribunal de Justiça no Estado. A propositura da outorga foi da desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti, no período de sua gestão como diretora da Escola.
O desembargador Rogério Fialho ressaltou que a homenagem é honrosa, já que foi aluno da Esma, no ano de 1988. “Aqui, aprendi muito. É sempre bom relembrar o passado e a história das instituições e o desembargador Simeão Cananéa marcou muito a história do Tribunal de Justiça da Paraíba. Era um homem de visão, empreendedor e um líder da magistratura paraibana. Ostentar uma medalha com seu nome é gratificante”.
Ainda segundo o homenageado, a Esma tem se destacado no cenário nacional, com cursos de indiscutível relevância, credenciados pela Escola Nacional de Formação Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). Por fim, ele agradeceu, também, aos desembargadores Marcos Cavalcanti e Fátima Bezerra pela propositura.
“Os desembargadores Marcos Cavalcanti e Fátima Bezerra são magistrados cultos, vocacionados e probos, além de gestores de grande visão empreendedora, que têm em comum a peculiaridade de não se limitarem, na geração de cultura, ao âmbito do direito, como muitos se deixam restringir”, afirmou Rogério Fialho.
Na ocasião, o diretor da Escola, desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, parabenizou o homenageado, afirmando que Rogério Fialho além de ser um expoente da magistratura, na esfera federal, é um grande amigo.
“É dentro desse clima comemorativo que a Esma outorga ao eminente desembargador Rogério Fialho, a sua comenda maior, a medalha ‘Desembargador Simeão Cananéa’, pelos relevantes serviços e méritos do homenageado em favor do Poder Judiciário brasileiro”, disse o diretor da Escola.
Por Marcus Vinícius