Esta é primeira especialização da Esma após o credenciamento como Escola de Governo
Durante os próximos doze meses, 33 servidores do Judiciário estadual participarão de especialização lato sensu em ‘Gestão Cartorária Judicial’. Este é o primeiro curso promovido pela Escola Superior da Magistratura (Esma) desde que recebeu, no mês de agosto, o credenciamento como Escola de Governo.
O diretor da Esma, desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, esteve presente ao início do curso, na última sexta-feira (22). Na ocasião, a juíza de Direito Hygina Josita Simões de Almeida deu as boas-vindas aos participantes e falou sobre o aspecto motivacional. Em seguida, a professora Ana Lúcia ministrou aula na disciplina Gestão de Pessoas Pública e Ambiente de Trabalho.
Com o credenciamento, obtido na atual gestão, a própria Instituição passou a ter autonomia para certificar cursos de graduação, pós-graduação, aperfeiçoamento e formação continuada. “É mais uma conquista do servidor, para se qualificar e se aperfeiçoar, contribuindo para a excelência na prestação jurisdicional”, disse o desembargador Marcos Cavalcanti.
A especialização tem como objetivo desenvolver conhecimentos e habilidades dos participantes, contribuindo para a excelência na prestação jurisdicional. O curso, que terá a carga horária de 360 horas, encontra-se planejado em três eixos basilares: gestão, liderança e motivação e acontecerá até agosto de 2018.
Um dos alunos que está participando do curso é o servidor Antônio Luiz de Oliveira Neto, lotado na Gerência de Processamento do Tribunal de Justiça da Paraíba. Ele ressaltou que espera, após curso, está melhor preparado para atender ao público. “É interessante sempre, de quando tivermos oportunidades, de incrementarmos a nossa formação com a realização de cursos como esse”.
Já a servidora Maria Edileuza de Oliveira, que trabalha na Contadoria do Fórum Cível da Comarca de João Pessoa, afirmou que o curso possibilitará mais aprendizado e conhecimento, bem com vai contribuir para excelência da gestão pública. “Quem sai ganhando são os servidores, que irão apreender mais, e o público, já que prestaremos um serviço mais qualificado”.
As aulas serão realizadas, quinzenalmente, às sextas-feiras, no horário das 14h às 17h30 e das 18h30 às 21h30. Aos sábados, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, na própria sede da Esma, em João Pessoa.
Por Marcus Vinícius