Diretor da Esma é empossado na Academia de Letras do Vale do Mamanguape

Notícia

O magistrado assume a cadeira nº 01 da entidade

 

O diretor da Escola Superior da Magistratura (Esma), desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, tomou posse, sábado (25), como acadêmico e presidente da Academia de Letras, Ciências e Artes do Vale do Mamanguape (ALCA-VM). O magistrado assumiu a cadeira nº 01, que tem como patrono José Fernandes de Lima, e a solenidade ocorreu no auditório da Universidade Federal da Paraíba – Campus IV, na cidade de Mamanguape.

 

Na ocasião, outros 18 acadêmicos também foram empossados. Com a instalação, a Academia busca resgatar a história e a memória da região do Vale do Mamanguape, oferecendo aos cidadãos de 12 municipalidades que tenham o acesso a toda cultura regional. Os municípios da região são os seguintes: Baía da Traição, Capim, Cuité de Mamanguape, Curral de Cima, Itapororoca, Jacaraú, Lagoa de Dentro, Mamanguape, Marcação, Mataraca, Pedro Régis e Rio Tinto.

 

De acordo com o desembargador Marcos Cavalcanti, o Vale do Mamanguape se ressentia de uma entidade cultural que preservasse a cultura regional e promovesse eventos culturais e comemorações de acontecimentos históricos de grandes pessoas que nasceram no lugar.

 

“O Vale se ressentia há muito tempo de um órgão de expressão cultural do valor desta Academia, agora fincada para sempre na região, onde serão guardados os valores culturais e a imortalidade dos seus acadêmicos”, disse o diretor. Ele acrescentou, ainda, como filho de Mamanguape, que é uma honra em participar da instalação da ALCA-MV e da posse dos acadêmicos fundadores.

 

“Sinto-me profundamente honrado e, confesso da forma mais diáfana, e até emocionado, nesta noite memorável de instalação da Academia de Letras, Ciências e Artes do Vale do Mamanguape”, afirmou.

 

Também foram empossados: Arianne Carvalho L. Cunha, Luan Cardoso de Menezes, Sidinei Felipe da Silva, Adiel Alves Rodrigues, Paulo Roberto P. Silva, Maria Alda T. da Silva, Peron Bezerra Pessoa, João Leno do Nascimento, Lusival Antônio Barcellos, Francisco Guimarães de Assis, Carlos Augusto da Silva Júnior, Joacil Luis de Oliveira, Cássio Ferreira Marques, Eugênio Matias dos S. Neto, Márcia Albuquerque Alves, além de Carmem Maria Santos dos Vasconcelos, Edna Nascimento Calixto e Nair Lyra Bessa.

 

Por Marcus Vinícius