Termina nesta quarta (15) a primeira fase do Curso de Preparação à Magistratura da Esma

Notícia

Termina nesta quarta-feira (15), nas unidades de João Pessoa e Campina Grande, a primeira fase do Curso de Preparação à Magistratura (CPM) com Residência Judicial, turma 2018.1. A formação, que é promovida pela Escola Superior da Magistratura (Esma), visa aproximar os  bacharéis do Direito ao contexto da experiência judicante, capacitando-os para a prática no âmbito da carreira, bem como iniciando-os na compreensão de seu papel social e de sua missão institucional.

 

Este ano, o Curso apresentou uma nova metodologia, por meio da qual haverá atuação direta dos alunos-residentes na prestação jurisdicional, dividida em duas fases: Estudos Preparatórios Profissionalizantes – Residência 1 (R1) e Prática Jurisdicional Tutelada – Residência 2 (R2).

 

Iniciamos uma nova era na Esma. Esse formato permite que os alunos revisem as disciplinas ministradas nas universidades e conheçam outras matérias voltadas à prática judicante”, disse o diretor da Instituição de Ensino, desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque.

 

Na primeira fase, foram apresentados aos alunos técnicas de elaboração de despachos, decisões e sentenças, de métodos consensuais de solução de conflitos, bem como de ética e hermenêutica, além da metodologia da pesquisa profissionalizante.

 

Na segunda fase, Prática Jurisdicional Tutelada, tem-se a função do magistrado preceptor que se caracteriza pela orientação direta das atividades práticas realizadas pelos residentes judiciais, nas respectivas unidades jurisdicionais selecionadas no programa do curso.

 

De acordo com o secretário da Escola, José Iran Filho, nesta etapa, que terá início no próximo dia 3 de setembro, metade do número de alunos concluintes de cada turma, da Capital e Campina Grande, que obtiverem as melhores médias gerais na primeira fase, receberão bolsa remunerada.

 

O Curso de Preparação à Magistratura com Residência Judicial tem carga horária de 720 horas-aula, sendo obrigatório ao aluno cursar todas as fases, integralmente, para obtenção do certificado.

 

Por Marcus Vinícius