Pleno aprova Voto de Aplauso ao diretor da Esma pela implantação da Residência Judicial no CPM

Notícia

Em sessão administrativa realizada na tarde desta quarta-feira (3), o Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba aprovou Voto de Aplauso para o diretor da Escola Superior da Magistratura (Esma), desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, pela iniciativa de ter introduzido a Residência Judicial no Curso de Preparação à Magistratura (CPM). A implantação do novo modelo ocorreu este ano. A propositura foi feita pelo desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos.

 

Quero parabenizar o desembargador Marcos por esse pioneirismo, que representa um marco para o Tribunal de Justiça da Paraíba. É uma iniciativa que traz dupla vantagem: patrocina o ensino prático dos futuros magistrados e propicia que eles contribuam com o Judiciário paraibano, oferecendo a força de trabalho qualificada”, argumentou o desembargador Márcio Murilo.

 

Ao agradecer às palavras proferidas pelos desembargadores no Pleno, enaltecendo a Residência Judicial, o desembargador Marcos Cavalcanti afirmou que não foi fácil introduzir esta mudança no CPM que, antes, funcionava com a repetição de conteúdos durante cinco anos e, agora, os alunos possuem a oportunidade de atuar dentro dos cartórios e gabinetes, na confecção dos atos judiciais.

 

Estamos tendo duas turmas por ano e é importante lembrar que o próprio curso se mantém: no primeiro semestre, os alunos pagam mensalidades e têm acesso às aulas teóricas, e no 2º, recebem bolsa e se envolvem com atividades práticas, sendo acompanhados por juízes e desembargadores preceptores, que orientam as ações”, afirmou o diretor da escola.

 

Por Gabriela Parente