2ª tema de webinário ministrado pelo juiz Euler Jansen tratou do “Uso da ferramenta Zoom”

Notícia

Com o tema “Uso da ferramenta Zoom – configuração, gravação em nuvem e integração com o PJe Mídias”, o juiz auxiliar da Presidência do Tribunal Justiça da Paraíba, Euler de Moura Jansen, ministrou, nesta sexta-feira (5), aula para magistrados e servidores do Poder Judiciário estadual. O evento foi transmitido pelas plataformas Zoom e Youtube.

 

Esta foi a segunda temática apresentada dentro do projeto Webinário “Novas Tecnologias no Judiciário”. A iniciativa é uma parceria da Escola Superior da Magistratura (Esma) e do Tribunal de Justiça da Paraíba, através da Ditec. A transmissão on line contou com a participação de mais de 540 pessoas de forma simultânea, nos dois aplicativos.

 

O diretor da Esma, desembargador Ricardo Vital de Almeida, participou também do webinário. Na ocasião, ele agradeceu a participação dos servidores e magistrados na capacitação sobre a ferramenta Zoom. “O Zoom é um instrumento do cotidiano, nestes tempos pandêmicos e para diante, uma vez incorporado à realidades de certas facilitações. TJPB e Esma interagem ao aperfeiçoamento de cada um e de todos os integrantes do Judiciário paraibano”, destacou o desembargador Vital.

 

Ao se referir ao juiz Euler Jansen, o diretor da instituição disse que não há surpresa na desenvoltura e no compartilhar do conhecimento do ministrante, já que é algo da sua índole. “O juiz Euler Jansen tem essa vontade de fazer a divisão com o máximo de pessoas possíveis”, falou o desembargador.

 

Na explanação, o juiz Euler Jansen mostrou aos participantes o passo a passo de como utilizar as ferramentas do aplicativo Zoom, como: download, instalação e execução; configurações básicas; iniciando e conhecendo o ambiente de audiência; identificando problemas de entrada; controle da audiência e sala de espera e ‘Paralela’; PJe Mídias e audiência digital; e mudanças necessárias nos mandados e nos termos de audiência.

 

Em relação à plataforma PJe Mídias, o magistrado disse que é uma ferramenta do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que permite armazenar vídeos e áudios em formato MP4 na nuvem para acesso por todos aos atores do processo. Ainda segundo Euler Jansen, mesmo após à volta da normalidade nas atividades pós-pandemia, ele acredita que em casos mais interessantes e emblemáticos de pessoas em locais diversos, as audiências por videoconferência será regra. “Não vejo algo que estamos fazendo aqui, como uma exceção ou somente para o período de dificuldades que estamos vivendo”, destacou o magistrado.

 

Por fim, o conferencista disse que vai compartilhar a sugestão de algumas configurações do aplicativo ZOOM que considera importante, oportunizando aos magistrados e servidores esse conteúdo. Esse compartilhamento será disponibilizado no site da Esma, em breve.

 

Também presente ao evento on line, o juiz Antônio Silveira Neto, diretor adjunto da Esma, disse que o objetivo do webinário é voltado para formação continuada e permanente de magistrados e servidores do TJPB, proporcionado aos participantes de como utilizar os sistemas computacionais e de ferramentas tecnológicas de uso cotidiano do Tribunal de Justiça, bem como orientá-los no tocante à preparação para o teletrabalho.

 

“Não adianta termos à disposição tecnologias avançadas para o trabalho, se não soubermos utilizá-las adequadamente e com eficiência. Por isso, acredito que esse webinário tem uma grande utilidade tanto para os servidores quanto para os juízes”, disse o magistrado Antônio Silveira.

 

Programação - Ainda este mês, no dia 19, o evento dará continuidade com o tema Gestão de processos no PJe – etiquetas, agrupadores e rotinas cartorárias. Os webinários terão uma periodicidade quinzenal, sempre às sextas-feiras das 11h às 13h, com diversos palestrantes e cada tema terá um especialista no assunto abordado. Além disso, todos as capacitações terão certificação para fins de progressão na carreira funcional.

 

A Esma já disponibilizou a programação do primeiro semestre:

 

MÊS

DATA/PERÍODO

EVENTO

MARÇO

19/03

(sexta-feira)

  1. Gestão de processos no PJe – etiquetas, agrupadores e rotinas cartorárias.

ABRIL

09/04

(sexta-feira)

  1. Sistemas de custas online e integração com o PJe

16/04

(sexta-feira)

  1. Preparação para o teletrabalho – instalação do ambiente, ergonomia, gerenciamento do tempo, normatização

30/04

(sexta-feira)

  1. TJCalc como ferramenta para agilizar cálculos

MAIO

14/05

(sexta-feira)

  1. Sistema de protesto de custas

28/05

(sexta-feira)

  1. Integração DJEN/SIP/PJe

JUNHO

11/06

(sexta-feira)

  1. Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento - SNA

18/06

(sexta-feira)

  1. Sistema PJe – comunicações dos atos processuais

JULHO

02/07

(sexta-feira)

  1. Sistema SAO – mais uma ferramenta de gestão

16/07

(sexta-feira)

  1. Painel de produtividade dos servidores

30/07

(sexta-feira)

  1. Robô PJ – execução fiscal

 

 

Por Marcus Vinícius/Gecom/TJPB