Trinta servidores do Poder Judiciário Estadual, que se encontram no exercício de funções de segurança, vão participar do Curso ‘Habilitação para Porte de Arma Institucional’ nos dias 23 e 30 (sábado) deste mês. A Escola Superior da Magistratura (Esma) divulgou, na tarde desta quarta-feira (20), a lista das inscrições homologadas. A formação é em atendimento à Resolução n° 03/2017 do Tribunal de Justiça da Paraíba, artigo 6°.
As aulas ocorrerão, de forma presencial, no Quartel do Centro de Educação da Polícia Militar da Paraíba, na Rua Coronel Francisco de Assis Veloso, s/n - Mangabeira, em João Pessoa, das 8h às 12h e das 13h às 17h. A formação terá uma carga horária de 16 horas/aula. O curso é promovido pela Esma em parceria com o Tribunal de Justiça da Paraíba.
O objetivo geral desse plano de formação continuada é capacitar, de forma padronizada, os servidores em funções de segurança para portarem arma de fogo, de forma técnica e segura, escorada na doutrina em vigor, sobretudo, diante de um possível emprego do armamento.
De forma específica, o curso busca conhecer as características, o exame, o funcionamento, o manejo e a manutenção do armamento; manusear armas de fogo de forma segura; executar as técnicas e fundamentos do tiro; desenvolver a proficiência e precisão com a arma de fogo; e adquirir conhecimentos sobre munições e balística.
Ainda faz parte do conteúdo: debater as teorias e técnicas de emprego moderado da força e da arma de fogo, de acordo com legislação vigente; apresentar as medidas de segurança e normas relacionadas ao porte de arma institucional; discutir a utilização da arma de fogo, durante a atividade de Segurança Institucional; e conhecer etiqueta social, com foco na atividade de segurança.
Por Marcus Vinícius