Termina no sábado, 30, o Curso Prático e Teórico de Tiro, voltado aos motoristas dos desembargadores, juízes auxiliares e condutores dos juízes diretores dos fóruns de Campina Grande, Cível e Criminal da Capital, além dos motoristas da Escola Superior da Magistratura (Esma). O treinamento é autorizado pela Presidência do Tribunal de Justiça da Paraíba, e é resultado de uma parceria que envolve a Esma, a Comissão Permanente de Segurança do Poder Judiciário estadual, o Centro de Ensino da Polícia Militar e a Gerência de Segurança do TJPB.
De acordo com o gerente de Segurança Institucional do Tribunal de Justiça, coronel Gilberto Moura Santos, a capacitação desses profissionais em tiro é ministrada pelo supervisor da Gerência de Segurança Institucional do TJPB, major da Polícia Militar da Paraíba, Álvaro Cavalcanti Filho, credenciado pelo Departamento de Polícia Federal (DPF).
Segundo o coronel Gilberto, a primeira etapa do Curso é constituída de aulas práticas. “No segundo estágio, os participantes serão submetidos a testes psicológicos, com profissionais da Gerência de Qualidade de Vida do Tribunal. A terceira e última fase será uma capacitação, para o porte de arma funcional, expedido pela Polícia Federal, com exercício de função de segurança”, informou o militar. O porte de arma funcional está de acordo com a Resolução nº 03/2017, da Presidência do TJPB.
A referida Resolução dispõe sobre a regulamentação da Resolução Conjunta nº 04/2014, que autoriza o porte de arma por servidores com função de segurança, no âmbito do Poder Judiciário estadual.
Por Fernando Patriota
