Na tarde desta terça-feira (18), a Gerência Acadêmica e de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores divulgou o Calendário Anual dos cursos previstos pela Escola Superior da Magistratura (Esma) para 2022. Conforme o anúncio, serão disponibilizadas 52 formações que ocorrerão no período de fevereiro a novembro. Os cursos são destinados aos magistrados e servidores do Poder Judiciário estadual.
Com a divulgação do Calendário Anual, iniciativa implantada na gestão do Desembargador Ricardo Vital de Almeida, diretor da instituição, a Esma objetiva possibilitar que magistrados e servidores possam se programar com antecedência para participarem das formações.
De acordo com o professor Germano Ramalho, gerente Acadêmico, alguns cursos promovidos no ano passado serão repetidos em 2022, tendo em vista o grande número de inscritos no período em que essas formações foram ofertadas. “Os resultados avaliados pelos próprios servidores e magistrados foram os melhores possíveis”, destacou o Gerente Acadêmico, acrescentando que, poderá haver alterações com inclusão ou retirada de cursos.
O professor Germano Ramalho adiantou a informação, que, apesar da complexidade do tema, a Esma está trabalhando para oferecer o Curso de Libras com absoluta qualidade no processo de aprendizado teórico e prático apesar da pandemia, bem com a previsão de Curso de Formação de Formadores com parceria da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).
Além disso, há previsão para o Fórum Nacional da Justiça Juvenil (Fonajuv/Fonaju) e, ainda, o Curso de Calc/Libre Oficcie (Editor de Planilhas - Básico e Avançado). Para os setores criminais destaca-se o Curso de Pensando a Dosimetria no Direito Penal (exclusivo para magistrados).
Ainda segundo o gerente Acadêmico, conforme a redução da pandemia da Covid 19 conforme pensamento da direção, a Esma poderá ofertar no segundo semestre do ano, o I Simpósio de Anticorrupção e Vitimologia na modalidade hibrída (presencial e remoto) e publicar também dois editais para seleção ao Curso Preparatório à Magistratura (CPM).
Importante destacar que, neste mês de janeiro, a Esma lançou o edital da especialização Lato Sensu em Direito Digital Aplicado no Âmbito Judicial.
Por Marcus Vinícius