Concluída a 1ª Fase do CPM/2021, curso retomar as atividades com a prática jurisdicional em maio

Notícia
CPM

A primeira fase do Curso de Preparação à Magistratura (CPM) com Residência Judicial 2021 – módulo Estudos Preparatórios Profissionalizantes - foi finalizada no início deste mês com as aulas ministradas nas disciplinas Técnicas de Decisões e Audiências Cíveis, pela professora/juíza Graziela Queiroga Gadelha de Sousa, e Metodologia da Pesquisa Jurídica, aplicada pela docente Ângela Ramalho. O curso é promovido pela Escola Superior da Magistratura (Esma) em convênio com a Universidade Estadual da Paraíba  (UEPB), e as aulas iniciaram no dia 13 de outubro de 2021, na modalidade remota. 

A primeira fase foi constituída pela oferta de conteúdos de caráter profissionalizante e fundamental, com o fim de estabelecer relações entre a teoria e a prática, desde a análise de casos concretos a realização de audiências simuladas, além de debates em sala de aula, elaboração de sentenças e decisões, sempre voltada ao aprimoramento técnico, como preparação à prática judicante.

De acordo com a estudante Lara Maria Alexandre de Araújo, que é representa da Turma, o curso até o momento superou suas expectativas, desde o corpo docente até a coordenação. “O fato de as aulas serem remotas proporcionou a participação de alunos de muitos lugares da Paraíba e, inclusive, de outros estados, tornando a turma bastante diversificada. Além disso, os professores são altamente capacitados e o diferencial é que podemos ter aula com docentes que são magistrados e já nos passam a visão e a realidade da função de juiz.”, disse Lara.

Para a segunda fase do curso, a estudante ressaltou que a expectativa é a de que possa ser aplicar todo conhecimento teórico adquirido ao longo da primeira fase e vivenciar o dia a dia dos magistrados, acompanhando as audiências, elaborando sentenças e decisões, dentre outras atribuições.

Vinte e seis alunos vão participar no início do mês de maio da segunda fase do curso, que é caracterizada como aprendizagem profissional em ambiente forense/remoto e presencial (unidades judiciárias) em João Pessoa e outras cidades do Estado, baseada na prática de atos próprios de função judicante e com acompanhamento de um magistrado preceptor. 

As atividades serão realizadas de segunda a quinta-feira, no horário das 7h às 13h, excepcionalmente no expediente da tarde em caso de 2ª Grau, e na sexta-feira, pela manhã, a ser desenvolvida na unidade jurisdicional para a qual o aluno residente for designado, de acordo com cronograma a ser disponibilizado pela Esma na modalidade remota/presencial. 

Por Marcus Vinícius