Na manhã desta sexta-feira (20), dentro da campanha ‘Setembro Amarelo: Se precisar, peça ajuda!’, magistrados(as) e servidores(as) do Poder Judiciário estadual e o público em geral participaram do Webinário 'Saúde mental e valorização da vida'. A iniciativa foi uma ação do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), por meio da Gerência de Qualidade de Vida (Gevid), e da Escola Superior da Magistratura (Esma).
O webinário foi transmitido aos inscritos pelo aplicativo Zoom e através do canal da instituição de ensino na plataforma do YouTube. Inclusive, o vídeo está disponível aos usuários. O Setembro Amarelo, que existe há mais de 10 anos no país, é uma campanha de conscientização sobre a importância da prevenção do suicídio.
A juíza da 2ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Campina Grande, Silmary Alves Queiroga Vita, fez a abertura e mediou o webinário. A magistrada ressaltou que esse é um tema importante nas vidas das pessoas. “É bem interessante a abordagem desse tema, principalmente porque às vezes é um tema que a gente diz, não fazer parte do nosso dia a dia, ou eu não pretendo dialogar sobre isso, mas nós estamos inseridos num contexto social muito dinâmico e cada dia mais complexo, e essa situação da oitiva, da empatia é o que nos coloca diretamente nesse assunto. Porque eu posso não ser o sujeito que está passando pelo problema, mas eu posso ajudar alguém a enfrentar e a passar por aquele problema”, disse a juíza Silmary, que ainda é coordenadora do Comitê Estadual da Paraíba, do Fórum Nacional do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A primeira palestrante foi a gerente de Qualidade de Vida do TJPB, Valéria Lúcia Winkeler Beltrão. Ao iniciar, ela destacou que esses temas da área da saúde são bastante importantes para o debate. Na oportunidade, Valéria Beltrão fez um relato das ações desenvolvidas pela Gevid sobre o bem estar e a qualidade de vida no trabalho dos servidores(as) e magistrados(as), com fundamento traçado pelo CNJ (Resolução nº 15/2015) e pela Diretoria de Gestão de Pessoas do TJPB, por meio da Gerência de Qualidade de Vida.
“Estamos nessa luta de cuidar da saúde e do bem estar dos magistrados e servidores do Poder Judiciário estadual, por meio da promoção e prevenção da saúde”, enfatizou Valéria Beltrão. Ela ressaltou, ainda, que a saúde mental está relacionada também às condições fundamentais, como à parte física. “Vamos valorizar a vida”, afirmou.
Em seguida, a temática foi ministrada pela psicóloga Giovanna Wanderley Petrucci, que agradeceu o convite para poder compartilhar informações sobre um tema que ainda tem um grande tabu na sociedade. De acordo com a palestrante, no Brasil, aproximadamente, 38 pessoas perdem a vida por ano para o suicídio. “Esse tema ainda está em volta de preconceitos e estigmas. Então, precisamos do Setembro Amarelo para dar luz e espaço a esse tema”, disse Giovanna. A psicóloga destacou que quase todos os casos de suicídios têm haver com doenças mentais, não tratadas ou diagnosticadas corretamente.
Conforme dados apresentados pela palestrante, das doenças mentais relacionadas ao suicídio o transtorno do humor vem em primeiro lugar, seguido do transtorno por uso de substâncias psicoativa; transtorno de personalidade; esquizofrenia; transtorno de ansiedade; outros diagnósiticos; transtornos de ajustamento; sem diagnósitico; e, por fim, transtorno orgânico mental.
Por Marcus Vinícius