Em dois anos, a ESMA disponibilizou 13.841 vagas em cursos, webinários e demais eventos

Notícia
.

Com o objetivo de aprimorar o processo de formação e aperfeiçoamento de magistrados(as) e servidores(as) do Poder Judiciário estadual, a Escola Superior da Magistratura (ESMA) disponibilizou 13.841 vagas em cursos, webinários e demais eventos realizados entre 1º de fevereiro de 2023 e dezembro de 2024. Os números da Gerência Acadêmica e de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores comprovam o compromisso do diretor da instituição de ensino, desembargador Ricardo Vital de Almeida, nesta política de qualificação de magistrados(as) e servidores(as).

Segundo relatório, a ESMA organizou 200 ações educacionais, com quase 15 mil inscritos. Essas atividades, realizadas de forma presencial, remota e híbrida, foram destinadas além de magistrados(as), servidores(as), assessores(as), também aos órgãos do Sistema de Justiça e ao público em geral.

A diretora adjunta, juíza Antonieta Lúcia Maroja Arcoverde Nóbrega, ressaltou que o expressivo engajamento de magistrados(as), servidores(as) e do público externo nas atividades promovidas pela ESMA é fonte de motivação para toda a equipe. Ainda segundo a magistrada, esse envolvimento reforça a relevância de um corpo docente qualificado e a importância de uma abordagem temática diversificada, além disso evidencia o compromisso do nosso público na busca constante pela aprendizagem e o aperfeiçoamento. 

“Esse cenário nos inspira, pois reflete diretamente na melhoria da qualidade do atendimento aos jurisdicionados e no fortalecimento do Poder Judiciário para promoção da pacificação social”, comentou a diretora adjunta.

Para o gerente Acadêmico da Esma, professor Flávio Romero, essas ações consolidam a instituição como referência em formação e aperfeiçoamento contínuo no Poder Judiciário estadual, fortalecendo, assim, o compromisso com a excelência e a inovação no ensino jurídico. “O empenho da gestão em ofertar cursos e webinários cada vez mais alinhados às necessidades do Judiciário, visando à melhoria da prestação jurisdicional”, disse o gerente Acadêmico.

Em 2023, a ESMA ofertou 5.746 vagas, e em 2024, esse número subiu para 8.095, o que representa um aumento superior a 40%. No que diz respeito aos cursos, webinários e outros eventos, também houve um crescimento de mais de 40% de um ano para o outro, demonstrando a ampliação das oportunidades de capacitação oferecidas pela instituição.

Entre os cursos oferecidos, destacaram-se aqueles voltados para temas contemporâneos e inovadores, como Transformando a Justiça com Linguagem Simples; Inovação e Inteligência Artificial; Dosimetria e Temas Correlatos: Reflexões Pontuais e Conjuntas; Demandas repetitivas e os grandes litigantes; Avaliação Judicial de Imóveis Urbanos; e Escrita Jurídica com o ChatGPT. Já os webinários abordaram temas diversos como: Reforma Tributária; Se precisar de ajuda, peça: a importância de falar sobre saúde mental; e Pessoas idosas e suas interseccionalidades no Poder Judiciário da Paraíba.

Os eventos também foram um destaque na programação da Esma, com ênfase nas duas edições do Congresso Internacional de Direito da Escola Superior da Magistratura (CIDESMA) e nos júris históricos de Judas Iscariotes e João Dantas. Esses eventos contribuíram para enriquecer o aprendizado e o debate no âmbito jurídico, reafirmando a importância da instituição na promoção do conhecimento.

Por Marcus Vinícius