Diretores da Esma se reúnem com reitora da UNB e fortalecem parceria

Notícia
a

O diretor da Escola Superior da Magistratura (Esma-PB) do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Joás de Brito Pereira Filho, esteve nesta sexta-feira (14) reunido com a reitora da Universidade de Brasília Rozana Reigota Naves, numa visita institucional onde trataram, entre outros temas, sobre o mestrado Direito, Estado e Constituição, que está com sua primeira turma na Esma, em parceria com a UNB. O desembargador esteve acompanhado da diretora adjunta da Esma, juíza Antonieta Maroja Nóbrega.


O diretor da Esma considerou a visita muito importante e produtiva para o mestrado, que está com grande aceitação. “Fomos  muito bem recebidos por todos. A ideia é estreitar cada vez mais o nosso relacionamento. Nossa escola está se transformando em uma academia, efetivamente, e isso é um passo positivo. Devemos criar mais laços com academias do porte da UNB”, avaliou o desembargador Joás Filho.


A reitora Rozana Reigota Naves declarou ter ficado muito contente com a visita e com a colaboração que tem sido feita pela Universidade de Direito junto à Escola da Magistratura da Paraíba. “Estamos felizes com o feedback, resultado do trabalho,  e desejando a todos que desenvolvam dissertações de grande relevância para as organizações e o poder público brasileiro”. 

A diretora adjunta da Esma, Antonieta Nóbrega, informou que a visita institucional à reitora da UNB é uma forma de fortalecer cada vez mais a parceria entre a Esma/TJPB e a Universidade de Brasília, que originou o mestrado interinstitucional em curso na Escola da Magistratura paraibana. “O nível técnico-acadêmico e intelectual dos magistrados e servidores  foi bastante elogiado através da coordenação do mestrado. Essa parceria tem sido muito frutífera uma vez que coloca a Escola da Magistratura nesse alto nível de academicidade e incentiva nossos servidores e magistrados na produção científica, que tem um impacto direto na qualidade da prestação jurisdicional que é ofertada para nossa população. Então, tem sido uma parceria de muito valor para nós enquanto TJPB e Esma”, observou. 

A coordenadora do Minter e do Programa de Pós-graduação da UNB, Eneá de Stutz e Almeida avaliou que essa tem sido uma parceria muito gratificante pro programa de pós-graduação em direito da UNB. “Falo tanto como coordenadora do projeto de Minter como coordenadora do PPGD  da UNB, tem sido uma alegria muito grande construir essa parceria, que esperamos seja uma parceria contínua, não se esgote nesse projeto de mestrado interinstitucional”.

Além disso, a coordenadora do Minter afirmou que espera continuar nessa parceria de troca e produção de conhecimentos que favoreçam não só o sistema de Justiça da Paraíba, mas também toda a região.  “E na medida em que pudermos intervir para que contribuamos para uma sociedade mais justa, solidária e igualitária essa é uma das nossas intenções, e uma qualificação na área do direito nesse sentido me parece absolutamente fundamental”, declarou Eneá Almeida.

Para o coordenador da turma de mestrado da Esma, professor José Geraldo de Sousa Junior, que também participou da reunião, o
trabalho conjunto que a UNB, pela Faculdade de Direito, e o Tribunal de Justiça da Paraíba, pela Esma, vem desenvolvendo em um programa interinstitucional de mestrado é um programa bem pensado , bem construído, em efetiva colaboração que toma forma, consistência, a partir do grupo que se instala para realizá-lo, e é um grupo de muita força intelectual.

“São estudantes com muita qualificação na sua formação, mas sobretudo agentes da justiça que estão imbuídos daquilo que é a grande questão hoje que move a magistratura brasileira, a consciência de sua função social cada vez mais relevante. Temos grandes expectativas na continuidade desse curso em um programa mais avançado e na sua exemplaridade porque pode ser um balizador para novos programas que possamos realizar enquanto universidade com o sistema brasileiro de justiça”, pontuou o professor José Geraldo. 

Por Walquiria Maria